sábado, 1 de novembro de 2008

Ressentidos

Eu acho muito engracado quando leio no jornal que os culpados de toda essa crise sao os bancos, morte aos banqueiros, controlem os salarios deles, nao os paguem bonus, por que eh que um banqueiro ganha mais que um professor, e por ai vai o montao de asneiras que esse pessoal consegue vomitar. Principalmente em tempo de eleicoes.

Vamos por partes. Em primeiro lugar, nao foram so os banqueiros que lucraram nesses ultimos 10 anos. O John Doe americano lucrou tambem - acho que deveria usar agora como exemplo de Zé da Esquina americano o tal do Joe the plumber. Mas enfim, nao importa o nome, o americano medio usou a casa como uma cornucopia de dinheiro. Achava que nunca mais iria acabar, que o dinheiro era infinito, tirava, tirava dinheiro da casa. Aplicava para mortgage triplo em cima da casa. Viajou o mundo, conheceu a Tailandia, comeu em restaurantes todos os dias. Agora a farra acabou e ele culpa os bancos.

Outro exemplo eh a Dona Maria, imigrante iletrada, que faz faxina na casa dos outros e comprou uma casa sem dar nem um centavo de downpayment. A Dona Maria simplesmente nao poderia ter comprado aquela casa e agora reclama dos bancos.

Ora ora ora, todo mundo, eu repito, todo mundo entrou no jogo da piramide e sabia que a farra ia acabar mais cedo ou mais tarde. Ate que viesse o "weakest link". E foi assim ate que um fundo do Bear Stearns quebrou no verao de 2007, trazendo o castelo de areia abaixo.

Recompensador mesmo foi ver o "Maestro", ex-ser supremo do Universo, Alan Greenspan, dizendo que seus modelos tinham um furo e que ele errou. Agora eh tarde, ele sim vai ser apontado como o causador de uma das maiores crises economicas que esse mundo ja viu. Alan Greenspan viu o que estava acontecendo la do alto da sua experiencia e nao fez nada. Chamou o que estava acontecendo de "exuberancia irracional" dos mercados e deixou por isso mesmo. Deixou as raposas tomarem conta do galinheiro. E foi nisso que deu.

Por ultimo, os asnos que reclamam das compensacoes a seu ver exorbitantes que os bancos pagam. Em NYC um banqueiro junior ganha um salario medio de USD 95K. A media nacional eh de USD 45K. E dai? Para chegar la, o sujeito estudou pelo menos 25 anos da sua vida. Nao eh um High School drop-out. A profissao envolve altos niveis de stress, no minimo 12 horas de trabalho por dia sem pagamento de horas extras e sem intervalo para almoco ou o que quer que seja, e por ai vai. Nao eh simplesmente qualquer mané que consegue ser banqueiro, mesmo porque se fosse assim os salarios pagos seriam menores (lembram, a curva supply x demand é king). Assim como nao eh qualquer pessoa que sera enfermeira, cada um na sua profissao e o mercado paga o que o mercado acha que deve pagar.

Fechando o post, espero que o que os politicos andam dizendo (sobre intervencoes nos bancos) seja so papo eleitoreiro. Ou o negocio daqui para frente vai ficar muito ruim, e isso vale para todo mundo, nao apenas para a gente que trabalha em bancos. Francis Fukuyama deve estar se matando de remorso uma hora dessas. O capitalismo venceu e eh o final da Historia com H maiusculo? Francis meu amigo, o jogo so acaba quando o Juiz apita. Ou, perdem-se batalhas mas a guerra ainda esta ai. Como diz o Dennis Gartman (da Gartman letter), os Estados Unidos estarão elegendo o presidente mais far-left da historia deles. É de se pensar em quem perdeu e quem ganhou...

8 comentários:

Fábio Mayer disse...

Se esse movimento xiita contra os banqueiros tiver resultados, acaba o crédito e, consequentemente, o capitalismo, porque ninguém é mais incapaz de distribuir crédito que os governos, com suas estruturas políticas que sempre privilegiam os amigos e correligionários, em detrimento de quem tem competência para produzir.

Eu penso que o mundo precisa de regulamentação mais rígida sobre o sistema financeiro e sobre os mercados de commodities. Um barril de petróleo custa de 5 a 20 dólares, mas chegou a ser comercializado a 140. Quem era o principal especulador? Eu respondo: governos de países "socialistas". Ou seja, a falta de regulamentação dos mercados leva os próprios governos à especulação e quando isso acontece, todo mundo paga.

patricia m. disse...

Fabio, eu acho que um pouco de regulamentacao eh bem vinda, mas do jeito que as coisas estao, a populacao quer ver sangue. Ou seja, a regulamentacao que vira sera extrema.

Quanto as commodities, o mercado na verdade eh quase que um monopolio. E isso nao apenas no petroleo. Pensa em minerio de ferro e voce so tem 3 grandes fornecedores no mundo: a Vale, a BHP e a Rio Tinto. Se os chineses nao quiserem pagar mais pelo preco do minerio da Vale, nao ha muita alternativa. E olha que a BHP esta tentando comprar a Rio ja ha algum tempo...

patricia m. disse...

Outro ponto: nao acho que voce possa regulamentar o mercado pelo custo de producao, como esta propondo com o petroleo. Um produto custa o tanto que o mercado deseja pagar por ele (supply x demand?). E sempre achei muito distorcido o fato de um barril de petroleo custar mais barato que um litro de leite. Um litro de leite em NYC custa 4 dolares my friend...

Me explica essa dos governos socialistas que nao entendi...

patricia m. disse...

Correcao: um *galao* (americano, nao britanico) de leite em NYC custa 4 dolares...

E um galao de gasolina em NYC custa 3.50.

Vinicius disse...

Por ter vivido a maior parte da minha vida adulta na Banania, vendo a taxa básica de juros da ordem de 20% ao ano, eu desenvolvi a idéia que banco só serve para pagamento das contas em débito automático do tipo água, eletricidade ou telefone. Como as casas lotéricas começaram a receber essas contas, agora acredito que banco não serve para mais nada. Talvez o mundo esteja começando a ter a mesma idéia.

patricia m. disse...

Vini, errado, sem bancos nao ha sistema financeiro e voce voltaria ao sistema de escambo.

Quem fornece credito para as empresas produzirem, para os agricultores, etc etc etc?

Vinicius disse...

Lady, com taxa basica de juros de 20% ao ano, mais um spread de uns 5%, mais contrapartida chega a uns 30% ao ano. Qual negócio legal rende mais do que 30% ao ano para compensar fazer o empréstimo?

patricia m. disse...

Bancos tem ROE superior a 30%...

:-)))