sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Como sempre disse, um dos mais lucidos comentarios que li ate hoje sobre as eleicoes americanas parte do Funes.

Obama eh um dos nossos. Como diziamos no Brasil ha uns tempos atras (tempos nao politicamente corretos, claro), "ele eh um preto de alma branca"...

Falando em negros americanos... Por que eles insistem em ser diferentes, essa eh a minha questao. Nunca entendi isso. Negro no Brasil ou na Inglaterra se veste "normal" como todo mundo, fala com o mesmo sotaque de todo mundo, etc etc etc. Eh somente nos Estados Unidos que vemos esses caras vestidos ridiculamente, cheio de penduricalhos brilhantes, num mau gosto atroz, falando uma lingua ininteligivel, e pior, com raiva do mundo.

Ainda bem que Obama eh como nos. Ainda bem que Obama nao eh Malcom X. Ainda bem que Obama nao tem idade para ter sido um Pantera Negra. Ainda bem que Obama nao tem um sonho (por conseguinte nao eh Martin Luther King). Obama pode muito bem nos surpreender e ser um Bill Clinton na presidencia. Eh claro que isso eh wishiful thinking da minha parte, mas nao custa dar a ele a chance, nao?

2 comentários:

Álvaro disse...

Basta recorrer ao paradigma da mestiçagem de Gilberto Freire, para perceber de onde Obama é oriundo, um pouco à laia de Pamuk que encontrou novos símbolos para retratar o choque e o cruzamento de culturas.

Blogildo disse...

Como diria o Diogo, Obama é só mais um presidente americano. Talvez ele seja mais conservador do que os obamistas esperam.