sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Aventuras de Patricia em Londinium

Sai de New York sabado a noite, e cheguei a Londres domingo de manha. Sao 7 horas de voo, e mais 5 horas de diferenca de fuso, ou seja, praticamente 12 horas depois estava desembarcando pela primeira vez em Londres.

Voei de American Airlines, saindo de JFK e chegando em Heathrow. Como curiosidade: a AA internacional esta localizada em um dos mais modernos terminais do JFK. Estao fazendo check-in automatico, em pequenos computadores espalhados. Apos terminar de digitar as informacoes, e porque tenho o passaporte antigo do Brasil, tive que chamar uma funcionaria para conferir e liberar os dados. Se tivesse o passaporte moderno, nem precisaria disso.

O voo da American Airlines foi impecavel: comecaram a embarcar 5 minutos antes do horario que constava no cartao de embarque. Ja pensei: pontualidade britanica. Demorou um pouco para o aviao decolar da pista (sempre lotada), mas de qualquer forma nao atrasamos nem um minuto.

Dei sorte: tive 2 cadeiras para mim, entao pude dormir um pouco. Isso me fez lembrar as epocas em que pegava bumba pelo Brasil, haha, dormindo em 2 cadeiras durante a noite. Logico que o aviao nao balanca tanto quanto o onibus, duh.

Adorei a aeromoca inglesa que estava me atendendo. Logo no inicio, eles distribuiram o protocolo de imigracao e ela me perguntou: "American or British?" Eu sabia que tinha que pegar o mesmo protocolo dos americanos, mas so para encher disse: "nem um nem outro, sou Brazilian". "Brazilian!" Um pouco depois ela veio servir cafe, e eu disse que queria apenas cafe com leite sem acucar. "Sem acucar??? Mas voces brasileiros adoram acucar!".

Chegando em Heathrow, quis pegar o metro comum, e nao o Heathrow Express. Estava com uma mala grande, uma duffel bag media, uma mochila, duas bolsas e um casaco na mao. Todos pesados. Voces perguntam: 2 bolsas? Logico. Nao havia espaco para trazer a outra bolsa, entao trouxe na mao mesmo. Ja havia feito isso quando me mudei de Sampa para New York, e eh sempre uma boa ideia. Tudo bem que tem gente que pensa que voce eh meio esquisita, mas quem liga para o que os outros pensam? Voltando ao assunto, estava meio carregada de malas, mas mesmo assim decidi pelo metro. Enquanto andava meio desbaratinada na sala de desembarque procurando pela placa indicativa do metro, veio uma senhora conversar comigo. Ela estava vestindo um colete com os seguintes dizeres: "estudante? posso te ajudar!". Em setembro quando as aulas comecam milhares e milhares de estudantes de todo o mundo chegam a Londres para fazer faculdade, entao imagino porque esse pessoal faz esse tipo de servico. Ela me disse que pela quantidade de malas seria melhor pegar um taxi, mas eu disse que nem pensar. Entao ela me deu um mapinha do metro de Londres e me indicou a placa.

Chegando ao ponto onde deveria comprar a passagem, havia um guiche de informacoes. Resolvi (e foi a minha sorte) confirmar algumas coisas. Bom, descobri que a minha estacao final de metro estaria desativada no final de semana. O senhor me disse que poderia ainda pegar o metro, e andar, ou pegar um onibus, e andar. Disse que era tudo o mesmo preco. Perguntei o que era mais pratico. Ele disse que era o onibus*. E foi mesmo, ainda bem que tomei o onibus e me aboletei numa poltrona ao lado de uma velhinha, com as malas comodamente guardadas no bagageiro do onibus. E ainda fui vendo a paisagem, hehe.

Desci no ponto final, Victoria Coach Station, e arrastei as malas por uns bons 1000 metros ate chegar ao predio onde estou hospedada por conta do banco enquanto olho por apartamentos.

Londres esta sendo ultra mega simpatica comigo, nao posso reclamar. Ainda nao choveu uma unica gota, ha sol e a temperatura esta agradabilissima em torno de 21 graus. Depois conto mais estorias daqui.

*esse onibus nao eh aquele tipico vermelho de 2 andares, mais urbano. Eh um daqueles que fazem rota de aeroporto para a cidade.

8 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte! Ah, e deixa de ser avarenta! Vai ganhar rios de dinheiro, e se recusa a pagar um táxi! :P

Zé Costa disse...

Alvíssaras! Bom retorno à Blogosfera e boa chegada a Londres. Suas primeiras impressões foram muito bem resumidas.

Bom saber que você voltou, Miss Mendonça.

Suzy disse...

Patrícia, bem que eu estava sentindo sua falta no blog! Que bom que vc tá curtindo Londres. Acho que vai curtir ainda mais com o passar do tempo. Acho, não. Tenho certeza. É claro que é diferente de NY mas nada que tire o brilho desse novo olhar que vc vai ter.
Bjs

Frodo Balseiro disse...

Salve Patrícia!
Pelo tempo que você ficou fora do blog, agora vai ter que repor as seções perdidas!hehehe
Sério, com o tanto de coisa interessante que você deve ter para contar, multiplos posts serão benvindos, como resto é bem vinda sua volta à Net.
Sucesso!
Abs
Frodo

Fábio Mayer disse...

Ai, ai...

Vendo relatos de tanta civilidade, fico com vontade de escapulir aqui da pocilga...

Fábio Mayer disse...

Boa sorte na nova vida de Londres, Patrícia!

Fábio Mayer disse...

URGENTE!

Vá nos comentários do meu blog, tirei um petralha do sério!

Blogildo disse...

Boa sorte na vida londrina. Depois vc posta umas fotos, pô! Aquela arquitetura gótica merece a sua lente. Ou não?