segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Neopaganização da Sociedade

Você anda pelas ruas de Jersey City logo antes do Halloween e eh capaz de observar dois tipos de decorações extravagantes nas casas: algumas, como o meu prédio, colocam cubos de feno, abóboras e vasos de flores outonais, talvez para nos lembrar (?) que sim, o verão acabou e o outono está aqui, voilà! Outras colocam lençóis brancos, tules, fantasmas e jack-o'-lanterns nas sacadas e escadas.

Seria apenas exploração comercial das datas comemorativas - nem feriados são? As lojas estão cheias de artigos para Halloween e temas que lembram o outono - que podem ser usados lá para os lados de Thanksgiving, mais ou menos 1 mês depois do Halloween.

Não sei ao certo a resposta, mas eu tenho a vaga impressão de que a sociedade ocidental como um todo tem tentado voltar às origens pagãs. Nem me refiro a esses estúpidos cultos wiccas e coisas do gênero, mas a um certo sentimento genérico de que a natureza eh a mãe ou deusa, tudo o que eh natural eh bom, festas de colheitas e de mudanças de estações e por aí vai. Nem digo que o "culto" eh consciente - acho que se perguntasse em cada uma dessas casas decoradas se eles veneram a natureza ou algum outro poder anímico eles ririam de mim - é lógico que é apenas por brincadeira, é para a diversão das crianças, diriam.

O que tiro como conclusão de tudo isso é o seguinte: os homens precisam dos deuses, e não vice versa. Inclusive o mais ferrenho dos ateus, que cultua o Homem como deus.

Um comentário:

Vinicius disse...

Lady,

Já disse várias vezes, mas vou repetir: Quando voce entender o motivo da semana ter 7 dias, começará a entender que os "estúpidos cultos wiccas" e todas as religiões, inclusive a sua preferida, são exatamente a mesma coisa.