terça-feira, 18 de outubro de 2011

Game of Thrones - Livro x Serie HBO

Eu quase sempre leio o livro antes de ver o filme ou a serie na televisao. Dessa vez nao deu. A serie da HBO foi lancada no Brasil se nao me engano em abril, e eu tive que assistir à serie antes de ler o livro. Eu queria comprar o livro, mas porque na Amazon o preco do livro no formato eletronico estava mais caro que o preco no formato fisico, e eu ja nao queria mais comprar livros fisicos, deixei o projeto de lado e fui assistir à serie.

Mas agora que a Amazon lancou o Kindle nas bibliotecas publicas americanas, consegui pegar o livro emprestado em formato eletronico no meu Kindle. Alias, achei o processo todo genial. Downloado (eu downloado, tu downloadas, ele downloada) o livro de graca, tenho 3 semanas para ler, tudo pelo computador, nao preciso passar em lugar nenhum. A unica coisa chata eh que nao posso usar a rede 3G para downloadar o livro, tenho que fazer isso via wi-fi. Mas tudo bem, eh mais chato mas funciona. Ja sou cliente da biblioteca publica de Nova Jersey e agora preciso convencer o Barba a pegar uma carteirinha na biblioteca publica de Nova Iorque, que eh bem maior e tem muito mais titulos disponiveis.

Vamos à comparacao propriamente dita: para variar o livro eh melhor que a serie, mas nao MUITO melhor. A bem da verdade a serie eh bem fiel ao livro, pouquissimas cenas sao alteradas (de forma sutil) e quase nada eh deixado de fora. Uma unica coisa a serie deixa a desejar: a mitologia nao eh bem explicada. Na verdade a mitologia, nesse primeiro livro, ainda deixa um pouco a desejar. Nao sei se o autor vai se estender mais nos outros livros e explicar tim por tim de como esse mundo evoluiu, como os habitantes surgiram, etc etc etc. No momento ha algumas explicacoes, mas nao muitas. E na serie televisa nao ha explicacao alguma.

Entao as pessoas se decepcionam um pouco com a serie, porque acabam achando que eh uma serie de capa-e-espada mas na verdade nao eh, eh fantasia. E em fantasia tudo eh possivel, mas o bom autor tem que explicar a sua mitologia de forma convincente. O melhor de todos, o rei da fantasia, obviamente eh Tolkien. Nao sei se G.R.R. Martin chega ao nivel de Tolkien (eu acho humanamente impossivel bater Tolkien), tenho que conferir. Mas, pelas dicas dadas ate o momento no primeiro livro, estou achando a mitologia de Martin um pouco fraquinha... Os sleep walkers (ou others) nada mais sao do que zumbis, mortos-vivos? Acho meio idiota misturar um genero de ficcao com outro, e acho mais elegantes os autores que criam suas proprias criaturas... Zumbi ja existe ha decadas, nao? Vamos ver como ele se sai com a explicacao de como os zumbis surgiram nesse mundo ficticio - nao eh nesse primeiro livro, ja aviso.

Nenhum comentário: