sábado, 15 de outubro de 2011

Espanha, Europa, Crise, Tudo

No final de setembro a BBC colocou no ar uma entrevista com um day trader que foi muito engracada. Basicamente o sujeito nao tinha credenciais para estar no ar (no fim, nem a BBC tem credenciais para fazer programas, oh televisao ruim do diabo, antro de comunistas e islamistas e gente da pior especie), mas de alguma forma deve ter enganado a rede e foi ao ar. Legal mesmo foi ver a cara de espanto dos entrevistadores. O que ele falou de tao louco? Nada demais - apenas coisas que todos nos sabemos - inclusive falou com palavras que todos nos empregamos porque ele nao eh trader coisa nenhuma. Basicamente: a crise na Europa eh um cancer, e melhor matar no inicio do que postergar, porque so vai ficar pior. Quer alegoria melhor do que essa? Depois disse que toda noite ele sonha com a recessao (ele quis dizer que tem pesadelos com a recessao, nao que deseja uma recessao) - e fala a verdade, quem nao tem hoje em dia? Quem garante que amanha estara empregado? Os tempos sao de medo, muito medo mesmo. Se querem ver a entrevista "googlem"(do verbo eu google, tu googlas, ele googla) por "alessio rastani bbc".

Continuando com o assunto do post, que na verdade era para ser a Espanha... Eu achei esse videozinho no YouTube que eh sensacional e que explica para estudantes primarios como se deu a crise na Espanha. Tenho apenas um unico detalhe a acrescentar: quando o bonequinho que leva tomates na cara diz, "por que nao investimos o surplus em R&D", o video nao deixa claro para onde foi todo o dinheiro espanhol. Eh claro que a maior parte era lucro "de papel", mas grande parte do dinheiro de verdade foi gasto no welfare estate espanhol - dinheiro distribuido a rodo pelos socialistas para a populacao - e outra parte obviamente foi roubada pelos governantes em proveito proprio (ha varios e varios casos de corrupcao na exploracao imobiliaria).

Bem, e ai? Ligando um assunto com outro, de que adianta esperar que a Espanha se transforme em uma Grecia? O cancer so vai crescer. Como o traderzinho diz, a comunidade investidora internacional nao esta nem ai se o pacote de recursos funciona ou nao, os investidores querem eh tomar a posicao correta e ter lucros. Ninguem esta ai para fazer caridade para ninguem, essa eh a verdade. E desde que eu estava trabalhando no Banco Alemao e cobrindo instituicoes financeiras e montadoras de auto, as "cajas" espanholas estao literalmente "jodidas" como diz o filmete. Jodidas. Eu nao colocaria nem o dinheiro do meu pior inimigo em uma "caja". Todas elas sem excecao entraram na ciranda imobiliaria e emprestaram dinheiro a fundo perdido para consumidores e construtores e agora nao tem o que fazer para sanear os livros...

E de que adianta os alemaes e franceses jogarem dinheiro bom em cima de dinheiro ruim (throw good money after bad money na expressao em ingles)? De que adianta? Postergar nao eh a resposta certa. Veja os bancos franceses, como ja estao sofrendo. No momento eles estao promovendo uma venda monumental de ativos (a precos baixos, logico - firesale) para sanear os livros. E manter as notas das agencias. Daqui a pouco sera a vez dos bancos alemaes. Alias, eles tambem tem problemas graves - os alemaes tambem tem as "cajas" deles, os "landesbanken".

Sabe no final do dia quem fez a coisa certa? A Islandia. A sorte deles eh que nao estavam atrelados ao euro, entao puderam rapidamente desvalorizar a moeda, conter a saida de recursos do pais e recomecar do zero, literalmente. Era isso que Grecia, Espanha, Irlanda e Portugal e se bobear a Italia tinham que fazer. Recomecar do zero, sem maiores pretensoes de fazerem parte do clube dos ricos. Porque, meu amigo, esse pessoal nunca foi rico... So viveram acima dos meios por algum tempo, e agora estao tendo que pagar a conta salgada da farra.

Um comentário:

Vinicius disse...

Lady,

Minha impressão de conversar com poucos Alemães é que, se depender do VOTO deles, a Alemanha volta rapidinho para o Marco e abandona o Euro. Minha impressão geral da "união" Européia é uma palhaçada digna de ter sido realizada na Banânia. Apesar da tal "união", as placas dos carros são específicas para cada país, as empresas de telefonia (aqui é um SIM chip para cada 200 milhas) são várias e incompatíveis entre si. O mesmo para as tomadas de energia elétrica. Unir só na unidade monetária é muito pouco e acredito que não vai funcionar.