terça-feira, 10 de maio de 2011

Absurdo

Hoje fui ver quanto estava custando a serie A Song of Ice and Fire, por George R.R. Martin (alguem notou a semelhanca nos dois R do meio com Tolkien?), na Amazon.

Os 4 livros lancados ate o momento, em paperback, custam $19.78.
Os mesmos 4 livros, em formato digital, custam o preco cheio de $35.99.

Ou seja, me recuso a comprar a versao digital, por questao de honra. Ou alguem me prova porque a versao digital custa o preco cheio e a versao impressa recebe desconto da Amazon.

Um livro impresso deveria custar mais caro, pelos seguintes motivos: ocupa espaco de armazenamento, e consome papel e tinta. O resto dos custos se iguala - ou quase se iguala - aos do livro digital, a saber: direitos autorais (que acredito seja a maior parte dos custos) e transporte (terrestre no caso de um, digital no caso do outro).

Entendo entao que a Amazon nao queira dar o desconto para a versao digital do livro porque acredita que nos que temos o Kindle somos early adopters dispostos a pagar qualquer preco para termos a comodidade de ler no nosso aparelho. Ora, que va catar coquinho ladeira abaixo.

Continuarei a downloadar apenas os classicos que me saem de graca e que quase ja pagaram o preco do aparelho. Acabei de ler o maravilhoso The Heart of Darkness, de Joseph Conrad ("The horror, the horror"). Voltei para os classicos infanto-juvenis e no momento releio Jane Eyre. Divirto-me, juro. Quando acabar de ler todos os classicos, daqui a uns 5 anos, acredito que a Amazon estara cobrando no minimo o mesmo preco dos livros impressos pelos livros digitais. Esperarei, pacientemente.

4 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

Use advanced search with Google. The word rapidshare is a magic word. The file has 9 MB.

all these words: rapidshare
this exact wording or phrase: A Song of Ice and Fire

patricia m. disse...

Eh daqueles programas que downloada coisas ilegais, nao eh? Isso eu nao faco...

Vinicius disse...

Lady,

É o arquivo "A Song of Ice and Fire" que tem 9 MB de tamanho e voce encontrará disponível para download se usar a busca que indiquei. É o mercado ajustando a diferença de preço que voce mencionou. Uns vão pagar zero, embora de maneira ilegal, enquanto outros vão pagar mais do que o preço em papel. São dois absurdos ocorrendo simultaneamente até que o preço vá para onde deveria estar.

patricia m. disse...

Mas ai eh que esta, eu sou a favor do livre mercado, mas de forma legal, nao ilegal. Esse pessoal que coloca o livro nessas ferramentas ilegais nao paga direitos autorais. E direitos autorais sao devidos ao sujeito que criou o livro. Isso se chama pirataria e deveria dar cana - no seu (e meu) amado Estados Unidos da. Espero que voce so use a malandragem aqui no Brasil.
E eu, como boa americana que sou, nao faco pirataria. Eu pago direitos autorais. Como disse, so estou esperando me mudar pra la de novo e compro a versao em papel, que eh mais barata que a do Kindle.