sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Estranho Caso de Honestidade

Talvez seja porque estou aqui na Europa civilizada e as pessoas confiam umas nas outras. Talvez seja porque o pessoal dessa empresa seja mesmo louco - mas eles dao lucro nao? Talvez seja porque os espertinhos de plantao ainda nao descobriram o esquema... Bom, vamos ao caso.

Logo antes de sair de ferias por 2 semanas para o Brasil - estendida por mais 2 dias devido a especiais circunstancias familiares - comprei um livro na Amazon inglesa. Agora que moro em predio com porteiro nao ha problemas, pensei, o livro chega e eles o recebem para mim. E os porteiros ainda fazem o favor de colocar um bilhetinho padronizado na sua caixa de correio informando a chegada do mesmo. Perfect.

Ao chegar, vou direto a caixa e retiro de la, entre propagandas de delivery de comida indiana e outras correspondencias inuteis, o bilhetinho. Entrego-o ao porteiro de plantao. Ele vasculha, vasculha no deposito e nao acha nada. Nada? Abre o livro que registra as entregas e retiradas e aponta logo uma assinatura. Digo de imediato:

- Eu moro sozinha, estava de ferias por 2 semanas fora do pais e portanto nao assinei nada. Nao recebi nada.

Ele coca a cabeca. O nigeriano, pensei, nao tem a menor ideia do que aconteceu com o meu livro. Ao cabo de uns 5 minutos, ele me diz que o pacote foi retornado `a origem e mostra no campo de comentario as iniciais RST (returned to sender de acordo com ele). Eu pergunto quem foi, se ele pode me dizer pela assinatura ao lado do campo de comentarios, ele responde que foi o chefe dos porteiros. Eu replico, muito engracado, se no bilhetinho que voces colocam na nossa caixa diz que o item so sera retornado apos 21 dias, e obviamente ainda nao se passaram 21 dias e o item foi retornado em apenas 11 dias. Pergunto se o chefe dos porteiros nao sabe da regra. Ele diz que nao eh culpa dele. Eu digo que vao me causar aborrecimentos inuteis, penso em pedir o e-mail da administradora do predio para reclamar e acabo desistindo, eh tarde, o nigeriano eh meio idiota, deixa que eu resolvo amanha.

Eu ligo para a Amazon e simplifico a situacao. Ao inves de contar toda a novela mexicana digo apenas que nao recebi o livro. A atendente me pede o codigo do pedido, o qual passo imediatamente. Ela me pergunta em seguida se prefiro cancelar o pedido e ter o dinheiro ressarcido no cartao de credito ou receber o livro. Claro que quero receber o livro, continuo querendo o livro. Vamos enviar para voce sem cobranca alguma. Obrigada, apenas isso? so isso, tchau.

Eu ja havia realizado esse mesmo procedimento ha uns 3 anos atras, logo quando cheguei aqui. Daquela feita os livros realmente nao haviam chegado, eu morava em casa, sem porteiro, e nunca soube o que aconteceu com eles. Talvez o cara da empresa de delivery ficou com meus livros, pensei.

Dessa vez pensei que o sistema deles ia acusar o retorno do pedido. Aparentemente nao acusou. E se eu tivesse recebido o livro e ainda assim ligado e pedido um segundo de graca? Sera que poderia montar uma banca de venda de livros recebidos gratuitamente da Amazon? Talvez se eu repetisse o processo um certo numero de vezes eles desconfiariam das minhas intencoes?

Ainda estou para para ver a explicacao.

Nenhum comentário: