segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Um Outro Mundo

De certa forma toda essa comemoração sobre a queda do muro me deixou saudosista. Eu tinha 15 anos - quase 16 - quando o muro caiu. Era um mundo bem mais simples, o daquela época. Não havia por exemplo nenhuma escala de cinza: ou se era comunista ou capitalista, ou de direita ou de esquerda. Preto no branco, aquela bobajada de bloco dos não-alinhados era coisa para inglês ver, todo mundo sabia que a América Latina por exemplo era a favor dos Estados Unidos.

Hoje, o mundo está uma bagunça. A começar pelas definições tão queridas: começa-se a discutir um assunto e a pessoa logo vem dizendo que direita e esquerda hoje em dia já não existem mais, "que coisa mais antiga, você está ultrapassada, o mundo é muito mais complexo do que isso", dizem. Hoje, além dos vermelhos e azuis, há os amarelos e os verdes. Muito complicado definir tudo isso e pior, fazer com que os vários matizes decorrentes das combinações dessas cores não se auto destruam. É coisa para pós-graduado entender, não uma garota de 15 anos.

Sendo assim, o que pensa a juventude moderna a respeito de tudo isso? Acho que na verdade a situação só piorou: esse pessoal está cada vez menos politizado, e como não é tão mais simples se definir (direita ou esquerda?) deixam para pensar nisso depois... E depois acaba sendo tarde demais, pois deixaram todo o jogo político nas mãos de uns tantos quantos suspeitos que na verdade na verdade só queriam tomar proveito da situação para si mesmos.

Para colocar um pouco mais de pimenta em um prato para lá de salgado, o fanatismo religioso vem se juntar à indefinição política. Tudo bem que nas décadas de 70 e 80 havia certa rivalidade política disfarçada de fanatismo religioso. Um caso era Irlanda x Inglaterra. Aqueles caras do IRA colocavam bombas em latas de lixo em estações de trem não porque achavam que os protestantes não valiam um vintém furado, ou porque os achavam infiéis. É claro que a questão sempre foi a independência da Irlanda do Norte em relação à Inglaterra e seu posterior anexamento à República da Irlanda. Pode-se argumentar que hoje em dia também há como pano de fundo uma razão política - acontece que o idiota que se explode em um mercado ou aponta uma metralhadora aos seus colegas de quartel não está motivado politicamente - ele realmente crê que os outros lá devem morrer por uma questão religiosa.

Enfim, a complexidade aumentou exponencialmente desde 1989. Eu realmente sinto falta do velho embate EUA x URSS. Era tão mais simples, era tão mais fácil. Os mocinhos eram tão bem definidos - nas figuras do cowboy Reagan e da dama Thatcher - e os bandidos tinham tanta cara de mau. Hoje eu já me confundo: são os amarelos tão ruins assim ou aquele capitalismo chinês deve ser combatido? Os charlies viraram capitalistas e estão construindo campos e mais campos de golfe? E a América Latina, por que ainda anacronicamente endeusam o para lá de ultrapassado Fidel Castro?

Eu juro que me confundo... Parei no tempo, lá em 1989.

2 comentários:

rps disse...

Eu tb acho que o mundo está confuso e perigoso. Isto só pode mesmo acabar mal.

Fábio Mayer disse...

A juventude moderna simplesmente não pensa. O grande problema do tempo em que vivemos é este, e não a bagunda ideológica que você descreveu.