quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O Petroleo da Venezuela

Esse blog pode ser usado de vez em quando para passar informacoes uteis aos leitores.

Em relacao a recente noticia de que Chavez vai exportar gasolina para o Iran caso os Estados Unidos e a Europa decidam por sancoes mais duras se o Iran nao abandonar seu programa nuclear (leia mais aqui), eh interessantissimo saber que na verdade a Venezuela vai ter que ela propria importar essa gasolina para depois exportar para o Iran.

Esse site aqui comenta sobre a capacidade de refino da Venezuela e do Iran, e apesar de a coluna ser de 2007, parece que as coisas nao mudaram muito desde entao tanto na Venezuela como no Iran.

Que coisa mais ridicula, nao?

E pensar que o Mulla atraves da Petrobras esta pensando em fazer investimento de refino em conjunto com a PDVSA da Venezuela... Onde o Brasil foi amarrar seu jumento?

2 comentários:

Fábio Mayer disse...

A refinaria com a PDVSA já fez água, o governo brasileiro (pasme!) está erguendo-a sozinho por desacordos comerciais com os venezuelanos, que queriam 49% sem colocar um centavo no negócio.

A Venezuela já era um país de m... antes de Chaves.´Nunca foi capaz de produzir coisas como sabonete, shampoo e escovas de dentes. Depois de Chaves, só piorou, hoje, além de não produzir, não consegue importar porque o país não tem credibilidade comercial nenhuma e seu único fornecedor, a Colômbia, virou inimigo pelos delírios do macaco governante.

A Venezuela só servirá é para esconder partes do programa nuclear militar iraniano. Será um país laranja para que o Irã escape de sanções internacionais.

saphou disse...

Obrigada pela informação sempre relevante. Adorei a expressão final!