quinta-feira, 11 de maio de 2006

Onde esta a classe media?

Gabi, ai vai a resposta ao seu comentario...

Alguem viu por ai a classe media brasileira? Espremida entre a classe baixa, infinitamente superior em termos numericos, e a classe alta, infinitamente superior em termos financeiros?

Quando comparo o Brasil aos Estados Unidos, consigo verificar que praticamente NAO temos classe media. Esse esboco de classe media que temos aqui nao da pra nada. Nao da nem pra fazer panelaco na rua. Nao da nem pra ter metade da coragem dos argentinos, que nao sao muito simpaticos, eu sei, mas tem sangue nas veias. Pois eh. Classe media inteligente, entao???? Se ja nao temos classe media, pedir ainda para ser inteligente, eh pedir demais... Tsc tsc tsc. Lembro dos tempos de faculdade (UFMG, UFSC, UFRGS, Mackenzie), o pessoal dito "intelectual" gostava de se dizer petista. Era legal ser de esquerda. Era cool defender os interesses nacionais contra o imperialismo ianque (ai que esse discurso ainda me cheira a noticia recente)... Nunca fui da turminha vermelha, logico. Durante o mestrado em Administracao de Empresas ainda briguei com um professor de Economia, doutorado nos Estados Unidos, porque ele votou no Lula. Um ano depois e ele estava arrependido. Espero que todos os outros "intelectuais" tambem estejam arrependidos.

Sabem mesmo qual eh o problema? O problema eh que a Rede Globo ainda nao se decidiu pela expulsao do Lula. Somos movidos a Rede Globo, nao sabiam? Por muito menos, e a Rede Globo tirou o Collor do governo. Aqueles palhacos pintados nas ruas, matando aula e fazendo baderna, os ditos "cara pintadas", os fantochinhos de plantao. Porque mesmo naquela epoca, NAO houve mobilizacao de verdade. Nenhuma dona de casa, nenhum empresario, nenhum operario, nenhum classe media foi as ruas pedir Fora Collor. Como nenhum agora vai as ruas pedir Fora Lula. E sabem por que? Porque somos poucos. A classe alta nao esta nem ai, ja que se beneficia de qualquer situacao. E a baixa, bem a baixa esta interessada em ganhar cesta basica. Nao tem estudo suficiente para avaliar a situacao.

3 comentários:

Bruno disse...

Em sua homengem, postei um texto novo. :) Curiosamente para explicar a ausência de textos (mas já tenho um outro pra amanhã). :)

Só pra por lenha na fogueira, eu acho barra pesada comparar Collor com Lula. :)

patricia m. disse...

Eu tambem acho barra pesada comparar Collor a Lula. Para quem sempre se gabou de ser o modelo de etica e honestidade, ser o chefe de 40 bandidos eh realmente barra pesada. Pesadissima.

Anônimo disse...

Oi Patrícia!!!

Obrigado pela grata visita ao Canis! Se der volta lá que enquanto vc comentava escrevia outra crônica.

tema interessantíssimo abordado, apesar de não ter visto ainda o comentário da Gabi. Classe média está em esvaimento, isso é perigoso para a sociedade caiptalista clonial, como a do Brasil, pois elas são as únicas que cumprem, ou tentam cumprir as determinações do Estado, dos Donos do Poder e dos familiarizados com o crime, ou seja, o ponto de equilibrio. hehehehe.

Pseudo-intelectuais rememoram os sofistas... maravilhosa compedia trágica!
beijos