segunda-feira, 15 de maio de 2006

Lembrancas, lembrancas

Ontem foi dia das maes. E minha avo estava aqui na cidade, na casa da minha tia. Vieram as duas aqui para casa e todo mundo ficou fazendo nada o dia inteiro. Um dos meus programas favoritos, alias. Algumas lembrancas...

Meu tio adorado eh o tio Quim. O tio Quim eh casado com a tia Katia desde que eu me conheco por gente. Quando eu tinha 9 anos (e isso foi ha muitos e muitos anos atras), fui passar um mes de ferias com eles no Mato Grosso. Ferias de julho! Eles sempre moraram la, no Mato Grosso. Minha tia e minha avo (essas duas mesmo que vieram aqui em casa ontem) eh que me levaram de onibus de Belo Horizonte a Caceres (passando por Cuiaba). Haja distancia! Foi uma das melhores ferias da minha vida! Fiz tudo que nao fazia e nao podia fazer aqui em BH na minha casa. O tio Quim e a tia Katia eram demais da conta! A primeira maravilha: NAO fui obrigada a comer peixe!!!! Eu odeio peixe ate hoje, ainda mais peixe de agua doce, como sao os do Mato Grosso. E minha mae dizia (e diz ainda): "Menina, na casa dos outros a gente come o que nos eh oferecido, nunca peca nada especial". Pois bem, nao sei se eu disse a tia Katia, ou se ela descobriu, o fato eh que nao tive de comer peixe. Faziam omelete para mim quando tinha peixe, que delicia. A segunda maravilha: no almoco e no jantar, tinha uma garrafa de caculinha (guarana Antarctica, voces da epoca se lembram do caculinha) so para mim. Uma garrafinha no almoco e outra no jantar, todos os dias! Quer coisa mais legal para uma crianca? Aqui em casa, refrigerante so aos domingos. La eu tinha todo dia! Maravilha das maravilhas. Terceira maravilha: tio Kim nos levou ao parque de diversoes (a mim e aos meus primos) e nos pagou maca do amor! Sempre quis comer maca do amor (nao gostei muito quando provei, mas pelo menos provei ne. Imagine se ate hoje nao soubesse o gosto de maca do amor!!!!), e minha mae sempre dizendo que era ruim, que dava caries, etc etc. Depois desci de toboga no parque e por muitos anos achei que tinha sido uma das coisas mais corajosas que havia feito na vida. Quarta maravilha: tia Katia nos deixava brincar de pique-esconde dentro de casa!!!! Dentro de casa! Nunca na vida me haviam deixado brincar de pique-esconde dentro de casa. Achei um lugar maneiro para me esconder: atras da geladeira. Logico! Quer lugar mais legal do que atras da geladeira? Nunca me encontraram la, haha.

Depois havia tambem as coisas assustadoras, logico, porque nem so de maravilhas vive uma crianca, mas de coisas assustadoras tambem. Faz parte da vida. Fomos andar de barco no rio Paraguai. E para que ficassemos quietos, contaram a estoria do japonesinho que caiu no rio e foi engolido por um jau, um peixe grande mas tao grande que engole criancas inteiras. Tinha ate a sepultura do japonesinho na beira do rio Paraguai. Ate hoje tenho medo de jau (veja foto ao lado, peguei na internet). Mas adorei andar de barco no Paraguai. Teve tambem a fazenda de um amigo do meu tio, cuja casa grande era assombrada, diziam. Ai que medo. Passamos uns dias (e umas noites la), e era aquele tipo de casa de fazenda antiga, pe direito altissimo, tabuas no piso, que fazem barulho a noite, sem ninguem por perto. Ate hoje tenho medo de assombracao. Mas na mesma fazenda tivemos churrasco, e aprendi a cantar "Fuscao Preto", tomei terere (chimarrao gelado), e ouvi "Chico Mineiro" e quase chorei. Ate hoje quando ouco essas musicas lembro daquele tempo.

Ah, queria muito visita-los la no Mato Grosso. Talvez eu va. Quem sabe nessas ferias de agora?

Nenhum comentário: