terça-feira, 9 de maio de 2006

Minhas notas...

... sairam! So tirei "A" esse semestre! A que mais me impressionou foi Advanced Corporate Finance, nossa, realmente nao estava esperando um "A" nessa materia. Estou agora no Dean's List, a lista de honra. Chique, ne?

*******************

Estava lendo o WSJ ontem, e vi um artigo interessante sobre imigracao nos Estados Unidos. Os mexicanos e latinos em geral nao vao mais para la porque nao tem emprego nos seus respectivos paises, mas sim porque a perspectiva de ganhar mais nos Estados Unidos os atrai para la. Ou seja, enquanto nao tivermos uma "equiparacao salarial" no continente, a imigracao continua, porque as pessoas vao em busca de melhores salarios. Foi o que aconteceu na Europa, antes da Uniao Europeia. Alguns paises, como Espanha e Irlanda, exportavam mao-de-obra, porque a perspectiva de ganhar mais na Inglaterra ou na Alemanha era maior. Agora praticamente os salarios sao os mesmos na Uniao Europeia, entao as pessoas nao migram mais somente por isso. A Espanha hoje importa mao-de-obra.

E essa eh exatamente uma das razoes pelas quais fomos aos Estados Unidos, eu e o X. A perspectiva de ganhar mais la nos atraiu. Logico que tem outras razoes tambem, tais quais um grande desapontamento com o futuro do nosso pais (alguem ainda acredita em Brasil, o pais do futuro?), a falta de seguranca nas cidades, a pobreza e a miseria, os politicos corruptos, a ignorancia da populacao em geral, etc etc.

*******************

Estavamos justamente conversando sobre isso outro dia numa reuniao la em casa, reuniao de exilados: dois casais brasileiros e um casal peruano. O tema foi: voces pretendem voltar algum dia? Nossa resposta foi: nao sabemos, pode ser que sim, quem sabe, algum dia. Nao num futuro proximo. Se nos acharmos que for o melhor para a gente, voltamos um dia. O casal de peruanos acha que eles "devem" algo ao Peru. Eu disse que nao tenho o minimo sentimento de culpa em relacao ao Brasil. Alias, acho que o Brasil ainda me deve alguma coisa, eu fui mais explorada do que explorei o pais. Eu herdei essa situacao do passado, e eu nao contribui para que piorasse. Se alguem tem culpa disso tudo, esse alguem ai eh a populacao brasileira em geral, que me desculpem ai, eh ignorante e sem vergonha na cara. Porque se tivesse vergonha, ja tinha botado o Lula pra correr do Planalto ha muito tempo, meus amigos. O Brasil merece o que tem, e nao sou eu que vou me sacrificar por causa dessa gente estupida.

2 comentários:

Anônimo disse...

É, mas nós, a classe média inteligente ( inlcuisve você) não fez e nào faz nada, absolutamente nada pra tirar ele de lá. Estamos apáticos, paralisados, vendo essa vergonha nas nossas barbas e não fazemos absolutamente nada...é muito triste!

sigrid costa disse...

Ei Patty!
Comentando... Aqui na Europa, quando tem alguma coisa que encomoda a populaçao vai todo mundo pra rua reclamar, desde operarios atè jornalistas da tv "nacional". Os jornalistas ficam sem apresentar o jornal o dia inteiro... Eu admiro muito isso e ja vi tanta coisa que eles conseguiram por causa da insistencia nas ruas e greves, todo mundo junto. é por isso que aqui na Italia tem um protecionismo nas leis trabalhistas e è muito dificil perder emprego aqui. Outra coisa aproveitando, os salarios na Europa nao sao equiparados. Na França e Alemanha sao muito maiores, praticamente o dobro, desde operario da industria automobilistica atè dirigente. Falo com conhecimento de causa. E os novos paises que entraram na Comunidade Europea, os do "leste" tem os salarios muito menores do que a Europa Ocidental e estes continuam imigrando pra cà... Beijo grande!