sexta-feira, 15 de maio de 2009

Perturbador

É perturbador ler isso. E a defesa disso aqui.

Vamos começar a desmontar a tese. Primeiro pela pessoa. Dick Cheney é amoral. Dick Cheney foi a favor da guerra do Iraque e disse que havia armas de destruição em massa. Não havia. Inventaram uma mentira para invadir o Iraque. Dick Cheney tinha (ou tem) interesses na Halliburton, que por sua vez tinha (ou tem) interesses no Iraque. Só uma mente muito idiota vai achar que Dick Cheney invadiu o Iraque por pura lealdade aos founding fathers americanos. Conclusão desse primeiro parágrafo: nada do que vem da boca de Dick Cheney deve ser levado a sério, uma vez que ele já nos enganou no passado a respeito de suas verdadeiras intenções.

Depois, diz o artiguinho do Mainardi que a tortura realizada em dois terroristas evitou a morte de milhares, porque a inteligência desmantelou uma célula inteira. Verdade? Mostrem as provas, mostrem chats de discussão na internet, estoque de químicos, armas, mostrem. Aqui na Inglaterra quando desmontam uma célula as pessoas são levadas a julgamentos e há provas contra elas. Até pedacinhos de papel ou poeminhas na internet sobre a intenção de matar infiéis por amor a Allah vale como prova.

Aí você me diz: não dá, os caras estavam em solo estrangeiro. É mesmo? Então quer dizer que um maluco americano pode achar que eu sou terrorista e me prender assim sem mais nem menos? Alguém em sã consciência defende isso? Aliás, não é apenas o caso de tortura, mas todo o caso de Guantânamo. Havia 5 chineses da etnia Hui (muçulmanos) presos lá. Eles também pretendiam cometer atentados terroristas? Por que foram soltos então? Por que o governo americano quer jogar pessoas que estão presas em Guantânamo nas costas da Europa? Por que alguns que estão lá não são tão perigosos e podem vir aqui para a Europa viver em sociedade?

Ninguém faz esse tipo de pergunta? Tem que ser muito idiota para aceitar tudo calado. Há amorais - como Dick Cheney - também na Direita.

Sabe o que houve? Falha na inteligência americana, e aí trocaram os pés pelas mãos. Se houvesse inteligência de verdade, não precisaríamos de Guantânamo, e poderíamos ter feito como o Mossad, que apenas elimina indivíduos perigosos. E se houvesse uma verdadeira guerra ao terror, esses indivíduos deveriam ser julgados por tribunais de guerra. Todos eles que foram presos, inclusive os chineses.

Na verdade não há como fechar Guantânamo porque todos esses fatos virão a tona. Se tudo é tão simples como diz Dick Cheney, que ele mostre a(s) prova(s). O ônus é da acusação. Não é o acusado que tem que provar a inocência. Em qualquer sistema jurídico digno de nota no mundo é assim. E até mesmo em períodos de exceção como em guerras.

Não dá para negar, Guantânamo é uma mancha INDELÉVEL na história dos Estados Unidos. Eu tenho certeza de que os founding fathers até o momento estão se revirando na tumba...

P.S.: que o argelino processe não apenas o Tio Sam...

3 comentários:

patricia m. disse...

http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/090515/mundo/fran__a_eua_guant__namo

Na verdade mesmo, não precisava nem que um espião louco da CIA achasse que voce era terrorista; um mero bósnio idiota - e vocês sabem como eu adoro a Bósnia - poderia fazer prisioneiros "políticos" e desovar inimigos em Guantanamo.

Eu se fosse esses caras processava o governo americano até a morte, até ficar milionário, vendia a história toda em livro.

Como disse, foram muitos otários em fazer esses prisioneiros. Agora se sujeitem à opinião pública.

Vinicius disse...

Lady, acho a sua argumentação equivocada. O contexto na época dos FOUNDING FATHERS era completamente diferente. Para ficar somente num exemplo, era aceitável o fato de Thomas Jefferson ter escravos. O filme IN THE NAME OF THE FATHER ajudará a compreender o que acontece quando uma nação enfrenta o terrorismo.

patricia m. disse...

Eu vi o filme. Continuo sendo contra. Sob a alegacao de que estao nos protegendo, atropelam todos os processos e as liberdades instituidas. Definitivamente nao eh justificavel.

De novo, se ha Inteligência inteligente, isso não ocorreria. Tb nao ocorreria o caso De Menezes aqui. Mataram o brazuca porque a polícia agiu de forma totalmente burra.

O que mais me espanta eh ver o RA, que se diz pelas instituicoes e pelo Estado de Direito (como ele gosta de repetir isso), defendendo esse tipo de coisa. Eu (e vc tb) posso ser "radicalzinha de direita" e aceitar isso e muito mais. Eu tenho no maximo 10 leitores. O cara escreve isso na Veja. Eh demais.