terça-feira, 8 de agosto de 2006

Cansei...

Como diz o Diogo Mainardi, cansei de falar mal do Lula, e tambem do Brasil. Agora eu quero discutir os problemas mundiais, porque afinal um Lula ou outro nao incomoda muita gente, e um aiatolah louco incomoda muito mais... Fora que o Lula vai ganhar mesmo a eleicao ai no Brasil, entao nem vou gastar dedo com ele. O dia que o PSDB colocar o Aecio como candidato, ai sim, manifestar-me-ei (matei com essa mesoclise, heim!).

Nao entendo muito ainda de politica do Oriente Medio, estou tentando me informar mais para nao falar bobagem. Tem um amigo meu no MBA que eh marroquino e muculmano e comecaremos a discutir mais politica no horario dos happy hours da universidade (com um copo de cerveja na mao, logico). Prometi que ensino sobre politica latino-americana, desde que ele me ensine sobre politica no Oriente Medio (e voces achavam que MBA era so farra, ne? Que nada...).

O que consegui deduzir ate agora (valeu a graduacao em engenharia, pensamento racional e linear): os nossos maiores aliados no Oriente Medio sao ditaduras sunitas (Arabia Saudita, Jordania e Egito). Os xiitas nao gostam da gente: Siria, Ira. Depois da queda do Saddam, o Iraque virou xiita. Acredito que foi a maior besteira do seculo invadir o Iraque. A populacao oprimida do Iraque se quisesse que se rebelasse contra o Saddam. Mas nao, o Bush tinha que cair na besteira de invadir o Iraque. Tendo a concordar com a invasao do Afeganistao. Porque aquilo la sim, estava uma loucura, berco esplendido da Al Quaeda. Precisavamos (e ainda precisamos) acabar com os talibans a qualquer custo. Mas o Iraque estava sob controle, apesar de nao ser aliado mais...

Agora tem o Libano na jogada. E o que eh o Libano? Um joguete nas maos da Siria e do Ira, nada mais do que isso. Aquele presidente deles eh uma piada, o cara so chora. E o povo libanes, merece nossas condolencias pela "barbarie" israelense? Ora, se o povo libanes valesse um vintem furado, nao tinha colocado o Hezbollah no poder, democraticamente por eleicoes... E tambem nao toleraria sua presenca em areas civis. Israel ataca areas civis porque os civis abrigam os terroristas em seus predios, em suas casas, em seus quintais. Logo, os civis tambem sao culpados. E por isso, morrem. Guerra eh guerra. Ou voce quer uma guerra "humana"? Existe tal definicao? Voce me ataca, eu te mato, tao simples quanto isso, tao simples quanto o mais simples instinto de sobrevivencia animal.

O meu instinto de sobrevivencia diz que estamos ameacados. Ameacados por esses fundamentalistas que acreditam em martirio, em virgens e em acabar com a gente. Descubram o que eh ensinado nas escolas do Ira e depois venham conversar comigo. Enquanto isso, estou com Israel e nao abro: o Hezbollah tem que ser varrido do mapa.

Nenhum comentário: