quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Chicago

Estou impressionada com Chicago! Eh uma cidade limpa, moderna, bonita, organizada. Ao mesmo tempo em que os predios fenomenais dao à cidade um ar serio, as praias do lago Michigan quebram a monotonia do aco, cimento e vidro. Ou seja, Chicago eh uma cidade muito mais bonita e interessante que Nova Iorque.

Mas o que mais me impressiona mesmo eh o lado cultural. Chicago tem um parque lindo (one of many), no meio da cidade, chamado Millennium Park. Durante todo o verao estao sendo promovidos concertos gratis no parque, que conta com uma concha acustica que eh uma obra de arte por si propria. Concertos de *musica classica*, para ser exata, 3 vezes por semana. Em outros dias ha shows de jazz e blues e outros generos musicais.

Logico que a primeira coisa que me vem a cabeca eh comparar a cidade com uma similar no Brasil: a minha propria cidade, Belo Horizonte. Bom, para comecar nos nem parques temos, entao fica dificil promover concertos em parques. Vamos entao a uma cidade mais rica e de maior porte com parques, Sao Paulo. Ha musica gratuita no Ibirapuera? Com certeza ha. Ha musica classica gratuita no Ibirapuera? Mas nem a pau.

Cultura... Falta cultura no Brasil. Ha batucada gratuita no Ibirapuera. Ha bumbos, nao ha violinos. O Barba disse que se colocassem musica classica o povo nao se interessaria. Eu discordo. Promovam um evento e esperem que eles virao. E se interessarao. Senao eh o classico caso de quem veio antes, o ovo ou a galinha.

Depois me veio a cabeca... A populacao afro-americana em Chicago eh grande. Aqui, eles tocam saxofone. Por que no Brasil eles tocam bumbo? Por que os Estados Unidos tiveram Miles Davis e o Brasil tem o horror de Carlinhos Brown?

A questao eh retorica...

Um comentário:

João Batista disse...

Já viu as propagandas estatais na TV? Todas elas sempre vêm acompanhadas de um sambinha como trilha. Pode-se dizer que o sambinha é a trilha sonora oficial do Estado brasileiro. Como é que um Estado ticutucomecutuca pode ser levado a sério?