segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O Jardim Proibido & As Armaduras Medievais

De que serve um jardim se eh fechado ao publico? Se ha altas grades o cercando e se para abrir o portao eh necessaria uma chave?

Um dos jardins mais bonitos e bem tratados que ja vi, apesar de pequeno, fica na Manchester Square em Marylebone, caso voce esteja andando por Londres, perto da Oxford Street - a rua mais movimentada e caotica. Da para dar uma olhada por cima das grades, e realmente eh uma pena que nao se possa entrar e sentar em um dos bancos e pensar na vida. Sim, da vontade de sentar la e pensar na vida, ou talvez relembrar um daqueles contos de fada do passado, em que a garotinha doente olha para fora de sua janela e ve um jardim secreto cheio de aventuras e fantasias a esperar por ela (seria esse The Secret Garden?) Eh, foi nisso que eu pensei, pois eh obvio que li o livro.

E se tiver tempo, ao inves de gastar dinheiro na Oxford Street com coisas inuteis de que voce nao precisa em absoluto, recomendo que va ver a Wallace Collection, bem em frente da Manchester Square. Eh gratuito, como todos os museus de Londres - mas bem que voce poderia deixar uma pequena contribuicao no final da visita. Eu fiquei umas 3 horas la dentro, *apenas* no andar da armaduras. Fascinante! Verdadeiramente fascinante! Eles disponibilizam manuais perto das armaduras, e tambem locais onde se sentar, a fim de que voce possa confortavelmente sentar e ler sobre o tema.

Falando em coisas inuteis, passei pela Oxford Street no domingo logo apos a missa e levei um susto com o tamanho da audacia e ate onde chegam as coisas no mundo consumista atual: nas vitrines da Selfridges - uma das maiores e melhores lojas de departamento daqui de Londres (depois da Harrod's) estavam dispostos varios produtos, de forma individualizada, e abaixo de cada um aparecia uma frase de efeito. Nao eh que em uma delas aparecia algo como "Worship the new handbag designed by XYZ"? Worship? Really, worship a handbag? Achei que foram longe demais. Olha a definicao de worship aqui...

7 comentários:

Vinicius disse...

Lady,

Pelo menos a handbag *existe*. Se é que voce me entende ;)

patricia m. disse...

Entendo, ha gente como voce que worship handbags... E eh exatamente por isso que a Selfridges faz esse tipo de propaganda, direcionado a voces. Anyway, sou a favor da livre expressao no campo religioso, so vou acionar o Wikipedia e outros para incluirem no verbete a religiao "consumerism".

Vinicius disse...

Lady,

Eu não sou desse tipo, mas se tivesse que escolher algo para "worship", escolheria uma coisa que *existe* ;)

patricia m. disse...

A fe eh um dom de Deus, pena que voce nao tenha sido agraciado com ele. Mas sempre ha esperanca.

Vinicius disse...

Lady,

A definição de Fé é acreditar numa coisa sem ter motivos para tanto. Entretanto, quando existe motivo para *não* acreditar nessa coisa, então a insistência em acreditar nessa coisa não pode mais ser chamada de Fé.

patricia m. disse...

Assim falou Vinicius, o dono da verdade absoluta e doutor em matéria de fé, maior que os maiores teólogos...
Arrogância pura eh bobagem...

Vinicius disse...

Lady,

As vezes tenho a impressão que voce ainda vive na idade média. A sua definição de Fé como um dom de Deus é uma definição circular. É uma falácia lógica comum, nada além do esperado visto que é uma definição religiosa. Uma definição lógica, semelhante ao que escrevi, pode ser encontrada em http://encarta.msn.com/dictionary_/faith.html