segunda-feira, 5 de julho de 2010

Copas do Mundo - Estorias II

O jogo Alemanha x Argentina foi um dos melhores que ja assisti ate hoje. Por varios motivos: a Argentina perdeu vergonhosamente, de goleada, a Alemanha jogou um futebol para la de bonito e eu estava vendo o jogo em um pub alemao aqui em Londres tomando boa cerveja alema.

Eu e minha amiga turca nascida na Alemanha chegamos ao pub mais ou menos ao meio dia e trinta. Ela havia telefonado antes e o dono havia comentado que o lugar ficava abarrotado de gente, entao que chegassemos cedo ou nao conseguiriamos entrar.

Foi bom porque comi uma bratwurst e enxuguei o primeiro pint de Weihenstephan, a minha cerveja alema favorita, feita de trigo (weissbier). Nao sei se ja comentei mas o tempo aqui em Londres tem ajudado, tem feito sol por 3 semanas seguinte, temperaturas ao redor de 29 graus, um pouco seco eh verdade mas ninguem abre a boca para reclamar, esta uma verdadeira maravilha.

O pub ja estava cheio quando chegamos, lotado de alemaes e simpatizantes. A grande maioria vestida para a guerra: camisetas da selecao, pinturas de rosto, etc. Por sorte nenhuma vuvuzela que alemao eh gente civilizada, havia apenas uma cornetinha que marcava o ritmo da torcida. Ah por falar em ritmo, como me senti bem... Parecia que estava de volta ao Mineirao na decada de 90, torcendo a favor do meu time Atletico Mineiro no classico contra o Cuzeiro. So nao podia pular no pub porque a garconete disse que se todo mundo pulasse o chao ia ceder com o peso, e como todo mundo eh gente civilizada ninguem pulou. Nao acreditam, ne? Pois eh.

Ta ta ta ta ta taaaaaaaaa - marcava a corneta Super Deutschland - gritavamos a plenos pulmoes
Ta ta ta ta ta taaaaaaaaa - marcava a corneta Super Deutschland - gritavamos a plenos pulmoes

A garota de ascendencia indiana me perguntou se queria marcar a bochecha de preto, vemelho e amarelo. "Claro que sim", disse eu. Comecamos a conversar com os vizinhos de apertamento, um ingles do meu lado me disse que mesmo tendo a Inglaterra perdido para a Alemanha ele trabalhava em uma empresa alema, tinha varios amigos alemaes e estava la para a festa. Quando disse minha nacionalidade vieram as perguntas, ninguem sabe que nao suportamos a Argentina, tive de explicar tudo. Mas adoraram o fato de que eu - e todos os brasileiros - estavamos torcendo por eles, sentiram-se honrados.

Menos de 10 minutos e a galera vai ao delirio. No terceiro gol ja estavamos nos abracando como se fossemos velhos conhecidos, o garoto de tras me passou cerveja que o amigo dele comprou, tudo na santa paz do esporte. Devo comentar que a cada gol uma quantidade indeterminada de cerveja saia dos copos e garrafas e teimava em molhar todo mundo - depois do segundo passei a ficar agachada no chao quase debaixo da mesa que estava ao meu lado, mas enfim, quem esta na chuva (de cerveja) eh para se molhar!

Quando o jogo acabou saimos as ruas e foi um pequenininho carnaval. Ficamos por ali algum tempo, o suficiente para acabar a cerveja que estava tomando, e rumamos para um bar portugues onde outras duas amigas turcas nos esperavam - elas nao aguentaram ficar no pub alemao, muita gente junta, muito suor, muito calor - tsc tsc tsc.

No meio do caminho encontramos 3 torcedoras alemas e eu grito "Germanyyyyyyyyyyyy" e elas gritam de volta e todos nos abracamos. Meu amigo marroquino - que havia se juntado a nos no segundo tempo vestindo uma camisa com as cores da Holanda - achou o maximo abracar 3 bonitas meninas alemas e disse que eu podia repetir a dose o quanto quisesse. Encontramos mais 3 pela frente - dessa vez 2 mulheres e 1 homem - e la partimos nos para o abraco, coisa legal que eh abracar assim do nada pessoas na rua!

Chegando ao bar portugues, ficamos na calcada e a cada grupo que passava ostentando as cores alemas faziamos uma pequena festa de longe. Acho que havia um grupo de argentinos pacificos ao nosso lado no inicio, mas tanto pior para eles. Souberam no minimo perder com esportiva, haha.

Uma pena que o jogo contra a Espanha vai ser a noite durante a semana. Nao da para repetir a dose. E na final estarei no Canada, mais um chato pais que nada entende da magia futebolistica...

De qualquer forma, estarei torcendo com todas as forcas a favor dos alemaes!

4 comentários:

jg disse...

Paty,
Como sei que ainda irás postar mais qq coisa sobre futebóis, a propósito do Mundial, poderás corrigir esse erro grave e recorrente no brasileiro.
Copa, meu bem, é designativo de forma para soutien de senhora. (para mim sempre foi naipe de cartas de jogar)
Na bola, se diz "Taça"
É que "Taça" só dá mesmo para esse objecto (não alinho em acordos) com forma de farol de mota e que os vencedores passeiam pelos adeptos (insisto em não alinhar no acordo)

patricia m. disse...

"A Copa do Mundo eh noooossa, sou brasileiro, nao ha quem poooossa"..

JG, viajou... A gente, para soutien (ja aportuguesado no Brasil para sutiã), usa a palavra BOJO.

E em relacao ao naipe dizemos no plural, COPAS.

A taca esta reservada apenas ao vencedor. O que chamamos de Copa do Mundo voce chama de Mundial. Questao de gosto...

jg disse...

O que eu aprendo com as mulheres!...
Só por curiosidade, como vocês chamam ao "silicone" que é usado para aumento do BOJO mamário?!

Nós tb usamos o plural para os naipes.

Nós chamamos Mundial por preguiça. Na verdade é Campeonato do Mundo.

Eu estou sempre provocando cê, mas fique sabendo que eu acho que a língua brasileira, falada, é um encanto, muito musical, muito sensual e muitíssimo mais intelegível do que o nosso portugês de Portugal.
Porém, quando escrita, fica um idioma de brincadeira e de Tio Patinhas.
Coisa estranha...

Mas não acha idiota mesmo dizer de "meia" quando está falando de número de telefone e quer dizer "seis"?! Coisa mais doida, né?!

E então essa de "paletó" é de morrer a rir!!!

Eu sei que deveria responsabilizar a editora "ABRIL" conjuntamente com Funes que me despejou milhares de almanaques em casa qd eu deveria era andar a ler literatura a sério!

patricia m. disse...

Silicone eh silicone, ue... E so para ficar claro, bojo eh a parte do sutia que realmente carrega o peito, entende... E usualmente a palavra so eh usada quando nos referimos a sutias com suporte, que dao formato. Para os normais nao dizemos que tem bojo... Sei la porque!

O meia no lugar de seis eh facil de explicar: so usamos meia quando estamos falando ao telefone, para a pessoa do outro lado da linha nao confundir com TRES. SEIS e TRES tem sons parecidos. Entao falamos meia para seis, vem de MEIA DUZIA. Eh mais ou menos como os americanos, que falam "o" no lugar de "zero".