sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Filhote de Cruz Credo: Brasil, Um Estado Policial

A Patrulha Petralha - a SS comunista-marxista-gramsciana-populista - está a todo vapor. Os filhotes de Zé Dirceu estão a solta, a rir da nossa cara, a tirar onda da democracia. O petralhinha aí anda ameaçando: ele é um guardião da ordem na internet. É de rir, hiláaaario!

Olha o filhotinho de cruz credo me ameaçando, ai que meda!!! O Brasil está mesmo virando um estado policial sob os petralhudos. Veja comentário do petralha publicado no post "Pobre Não Precisa Mais de Bolsa".

NÃO A ESSE ESTADO POLICIAL EM QUE O BRASIL ESTÁ SE TRANSFORMANDO!

O petralha ainda é bonzinho o suficiente para me avisar: oh, estou passando dos limites! Só os amigos do PT podem postar na rede agora. A democracia brasileira está dentro dos limites ditados pelo Partido do Foro de São Paulo, aquele que se associa às FARCS, a grupos terroristas. Aquele que quer transformar o Brasil em uma grande Cuba. Aquele que quer a União das Repúblicas Socialistas da América Latina. Ao partido do Lula, que quer a presidência vitalícia. É esse tipo de pessoa que está no comando do país?

Disgusting esse tipo de gente.

Gordo Paga Mais

A gente vive em um mercado de livre concorrência ou o quê? O que é isso da ANAC sugerir às companhias aéreas a largura das poltronas, o espaçamento entre elas? Daqui a pouco o Jobim vai dizer que só pode servir amendoim da marca X, e não da marca Y. O papel da agência reguladora, no meu entendimento, é verificar se há abusos em relação ao consumidor, não ditar as regras do mercado. E no Brasil é sempre assim, nunca conseguem acertar no alvo: estão sempre atirando para os lados. Na época do Waldir Pires a ANAC era subserviente às companhias aéreas, agora ela é o terror das empresas.

Eu vou dizer como funciona aqui nos EUA, que tem um mercado de aviação no mínimo 10 vezes maior que o Brasil: há classe executiva em qualquer aviãozinho regional. Você sai daqui de NY e vai para Washington (menos de 1 hora de vôo), e há classe executiva. Uma vez perguntei a um amigo: quem é otário de pagar classe executiva para voar menos de 1 hora? E ele me respondeu: olha só, o mundo está cheio de otários, olha lá aqueles caras na executiva. Tem gente que paga, pois é, graças a Deus para a economia que o mundo está cheio de "otários".

Então Jobim, se os gordos e os altos precisam de mais espaço, que paguem a executiva. Não é justo que eles paguem o mesmo preço de uma pessoa normal, afinal de contas consomem mais combustível e mais espaço, correto? Segue reportagem:

Da AE - "Depois das críticas feitas pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, ao pouco espaço reservado para os assentos nos aviões, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou ontem consulta pública para definir novas regras e ampliar as poltronas de passageiros. Na exposição de motivos, a Anac afirma que a aprovação das novas poltronas garantirá que "a instalação entre os assentos de passageiros em aeronaves proporcionará um nível de segurança adequado ao ocupante, bem como benefícios ao passageiro, operador e à economia brasileira".

O aviso de consulta pública foi publicado no Diário Oficial da União de ontem e é assinado pelo presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Valerá para aviões com capacidade para 100 ou mais passageiros. A medida deixa claro que já passaram a prevalecer no órgão as posições do ministro Nelson Jobim, que recebeu carta branca do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tomar as decisões que considerar necessárias para resolver a crise do sistema aéreo nacional.

Pelo estudo da Anac, seriam criados duas subclasses dentro da classe econômica dos aviões. Os "assentos diferenciados tipo 1" seriam destinados a pessoas consideradas obesas - com índice de massa corpórea acima de 40 kg por metro quadrado, o equivalente a uma pessoa de 1,70 m e 115 quilos. Já os "assentos diferenciados tipo 2" teriam como público-alvo pessoas com estatura superior a 1,90 metro. Em ambas as configurações, a distância entre as poltronas seria de 81,28 centímetros. Hoje, as grandes empresas adotam, em média, 77,5 cm. A agência propõe que a largura desses assentos seja de 46,99 cm - ante os atuais 30,48 cm. Seriam quatro poltronas do "tipo 1" e outras quatro do "tipo 2". As demais seguiriam a especificação limite - 68,58 cm de distância."

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Contatos Imediatos de 1º Grau

Segundo episódio da série animada "Crássicos da Periferia". Esse episódio foi vencedor do prêmio AnimaMundi do ano de 2001, na categoria "Melhor Vídeo Brasileiro". Procurem os outros episódios no YouTube.

Pobre Não Precisa Mais de Bolsa

Essa é uma boa notícia que vem de Sampa. Quero ver agora a justificativa para se instalar o maldito sistema de cotas nas universidades paulistas. Pobre agora tem cursinho pago pelo Estado. Estão em condições de igualdade com a famigerada zelite. Metam as queridas carinhas nos livros, e vocês conseguirão passar no vestibular da Fuvest, falou? E aí nao precisarão se sentir cidadãos de segunda categoria que entram na universidade pelas portas do fundo...

Da AE - "A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo finalizou um projeto para implementar, a partir do ano que vem, aulas preparatórias para ajudar alunos do 3º ano do ensino médio a entrar na faculdade. A proposta, nos moldes de um cursinho, será oferecida no segundo semestre para todos os 800 mil estudantes que cursam o último ano do ensino médio.

O programa, que ainda vai ser divulgado oficialmente, já foi apresentado dentro do governo e será aplicado em parceria com a Secretaria de Ensino Superior, que hoje mantém convênios com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) para oferecer cursinhos aos alunos da rede pública.
"

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Uh

Faltam poucos dias para eu me mandar para Londres. Tento nao pensar nisso, mas esse pensamento esta sempre a espreita, pronto para atacar. O metro de Londres aceita cartao de credito americano? Qual a linha que devo pegar para sair de Heathrow e chegar ao centro? Devo levar apenas 1 mala ou ja levo 2 de uma vez? Em Londres usa-se terno todos os dias da semana? Entao nao preciso de roupa business casual? Devo comprar outra calca preta, outro terno? Calma, voce vai para um pais civilizado. Sim, mas os precos la sao bem mais caros, melhor aproveitar o dolar baratinho...

Tempo livre eh o que nao falta para ficar remoendo questoes sobre Londres. O treinamento acabou na ultima sexta-feira, depois de 5 semanas. Agora estou em uma ONG (sim, voces leram corretamente, estou em um ONG!) fazendo trabalho comunitario: eu e meu grupo - apelidei-nos de Patricia e seus Asian boys - estamos fazendo todo o planejamento de fundraising da ONG. Nao temos nenhuma experiencia em fundraising, mas somos bons consultores e sabemos manejar o powerpoint como ninguem...

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Hora E A Vez De Zé Dirceu

Não deveria nem usar esse título para o post, pois recorro quase que sem querer ao título do conto de Guimarães Rosa em Sagarana, "A Hora E A Vez De Augusto Matraga".

Guimarães Rosa é um contista de primeira, e Sagarana foi o primeiro livro dele que eu li, há muitos anos atrás. E apaixonei à primeira leitura. Assim como Guimarães Rosa, e só para importunar o meu amigo Funes, confesso que adoro outro contista de primeira: Miguel Torga, esse português da região transmontana que viveu o início da adolescência - adivinhem aonde? - em Minas Gerais, claro. Poderia até fazer um paralelo entre os dois, ambos extremamente ligados à terra, aos costumes locais, ao palavreado típico, descrevendo animais que têm alma de gente, e por aí vai. E vocês obviamente podem adivinhar porque esses autores são os meus favoritos (eu bem lá no fundo não passo de uma caipira mineira deslumbrada com esse mundo velho sem porteira - depois conto outras histórias, como de quando cheguei a São Paulo e fiquei embasbacada pela Avenida Paulista, nossa que coisa de louco, olha só o tamanho do prédio do Citi, todo azul, é aqui que vou trabalhar, nusga de catibiriba!).

Voltando ao assunto do post, só uso o título do conto de Guimarães Rosa para dizer a Zé Dirceu que sua hora e sua vez chegaram, e ao contrário da história de Augusto Matraga, a sua meu Zé nao é uma história de redenção e salvação, mas uma historia de danação. Eterna. Assim espero.

domingo, 26 de agosto de 2007

Passeio Cultural

Hoje fui a Newark. Foi a primeira vez que visitei uma working class city aqui nos EUA. No final das contas, foi divertido.

Caso nao saibam, Newark eh a maior cidade de New Jersey. Era o local de concentracao dos portugas na East Coast, ate que chegou a brazucada. Com certeza eh a maior concentracao de brazucas perto de NYC, mas acho que ainda perde para os arredores de Boston. Ainda nao entendi porque brazuca curte imigrar para Boston, ja que eh mais frio que NYC. Se souberem, mandem a resposta nos comentarios.

Descendo do Path (o metro de northern NJ) na Penn Station de Newark, pega-se direto a Ferry Street e ja se esta no burburinho. A Ferry Street tambem eh chamada de Portugal Avenue, em homenagem aos imigrantes portugas. Anda-se na rua e ouve-se portugues (tanto de Portugal quanto do Brasil) o tempo todo. Claro que tambem ha mexicanos por todos os lados, mas encontrar mexicanos aqui eh no brainer.

Comi um rodizio na Casa Nova Churrascaria. Na verdade, iria almocar na Nova Brasilia, que esta rankeada como um dos 10 melhores restaurantes de Newark, mas tinha um pagodão la na porta que me fez desviar para a Casa Nova. Nao suporto pagodão, credo. Estavam tendo um festival de chopp tambem. Na volta, vi a policia la no meio. Brazuca + chopp + pagodão eh certeza de confusão, hehehe.

A picanha estava OK. Nao digo que eh a melhor picanha que ja comi na minha vida, mas tambem nao foi a pior. By the way, a melhor picanha que ja comi na vida foi em Sampa, na Fogo de Chão. O melhor do restaurante no entanto foi o cafezinho espresso no final. Ai que delicia, igualzinho cafezinho de Sampa, e custou a miseria de $1 apenas. Barato demais da conta! Valeu a pena ir ao restaurante apenas pelo cafezinho.

Ja estava saindo satisfeita da cidade, quando vi uma aglomeracao de portugas na frente de uma confeitaria: tive de entrar para conferir os doces. Meus olhos se fixaram de primeira na bandeja de pasteizinhos de Belem, ai meu Deus que nao me aguentei, tive de comprar um. Sou louca por pasteizinhos de Belem, em Sampa ia ao centro de vez em quando so para comer pastelzinho em uma confeitaria portuguesa que conheci quando trabalhava na Rua Boa Vista. Conversei em portugues com a gaja, claro. E ainda assisti a um pouquinho de televisao portuguesa, depois de ver jogo de futebol (Brasileirao, Vasco x Sport Recife) na churrascaria brasileira. Claro que trouxe mais uma reservinha para comer em casa, hehe. Custou a ninharia de $0.80 cada, barato demais da conta! Valeu a pena ter entrado na confeitaria dos portugas.

Peguei o trem de volta e ainda tive a chance de ver o por-do-sol batendo nos predios de NYC, exatamente como nas fotos que postei ha pouco tempo. Domingão bom, viu!

sábado, 25 de agosto de 2007

Coisa de Americano

Entrei nesse site por sugestão de uma amiga minha, a russa. Engracadissimo. Se quiserem conferir, cliquem aqui. E mando um teaser:

Four Simple Steps to Becoming a Thousandaire
by Mr Juggles

Our Four Simple Steps to Becoming a Billionaire guide was met with great enthusiasm. For those who wish to start with smaller goals and then build from there, we now offer our Four Simple Steps to Becoming a Thousandaire.

1) Go to college. Or not.
2) Work a max of 40 hrs per week. Do not break this rule under any circumstances.
3) Have kids with many women. Paying child support is fun.
4) Treat yourself to a car you can’t afford. Gas inefficiency is a plus.
5) Remember that money which you save will probably be stolen by those crooks at the bank.
Spend all your money now to avoid future losses.

sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Coisa de Japones

Tarakoooooo, tarakoooooo...

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Mercado Americano 101

Para entender um pouco da "crise" do mercado americano, sugiro a leitura desses 2 artigos da Economist. Estao muito bem detalhados e didaticamente explicados.

Eu tambem sou contra o corte na taxa de juros aqui. Nada de agradar a quem apostou sem pesar os riscos no subprime market. Basta injetar um pouco de liquidez no sistema, como o Fed e outros bancos centrais vem fazendo, e o mercado resolve a crise sozinho.

O primeiro artigo

O segundo artigo

Consumista?

Estava lendo esse pequeno artigo no Yahoo, veja o trecho que interessa:

"Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos mostrou que 40% dos americanos acham mais divertido poupar dinheiro, contra 22% que disseram ficar mais felizes, gastando. Já os 38% restantes ficaram no meio-termo e afirmaram que ficam felizes quando gastam um pouco e guardam outro pouco."

Finalmente achei gente igual a mim. Eu sou tao feliz poupando! Nao ha coisa mais interessante e divertida do que ver o dinheiro criando filhotinhos no banco, ou na Bolsa, ou em qualquer outro investimento interessante.

Claro que eu gasto tambem, compro coisas para mim, uns presentinhos de vez em quando. Mas definitivamente nao sou consumista. Com rarissimas excecoes (oculos, relogios e algumas joias), se a compra nao tiver uma relacao custo/beneficio interessante, ja era.

Mais uma frase que ja tive de ouvir varias vezes na vida vinda do meu pai: "Patricia, a economia tem que girar. Se isso dependesse de voce..."

E da minha mae: "Caixao nao tem gaveta".

Digo que venho aprendendo a gastar, mas moderadamente, claro. Prefiro investir ainda do que gastar.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Eco, De Novo

Esse artigo confirma minha suspeita de que os verdes estao mais para vermelhos do que qualquer outra coisa. Eh comprido mas vale a pena le-lo.

Veja esse trecho:

"Os ecólogos tentam minimizar o impacto humano com profissionalismo, porém os ecologistas culpabilizam o ser humano seguindo os interesses econômicos que os levaram à política. Os que ontem criticavam a monocultura da cana-de-açúcar em Cuba, porque era colonialista, hoje a bendizem. Hoje, essa mesma monocultura pertence a um governo comunista e por isso só já é bom. Se o álcool, como combustível ecológico, é promovido por Bush, é imperialista; porém, se é promovido por Lula, então é um magnífico produto ecológico de primeira necessidade."

Lembrei-me de um artigo que li recentemente na imprensa sobre o MST: estavam comemorando uma milionaria ajuda do governo petralha à organizacao. Ajuda essa que serviria para plantar a materia-prima do biodiesel. Esses mesmos energumenos queimaram toda uma plantacao de eucaliptos em um assentamento gaucho porque diziam que so iriam produzir alimentos, e nao papel... Tsc tsc tsc, espero mesmo que esses bandoleiros assassinos e ladroes bebam mesmo *muito* biodiesel. Se forem como o mestre cachaceiro, vao querer mais eh plantar a boa e velha cana de acucar...

London, London

Eh permitido carregar armas nas ruas de Londres? Canivete pode. Creio que terei que trazer o meu de Belo Horizonte, ficou por lah. Sabe como eh, aqui em Nova Iorque pode-se andar tranquilamente, mesmo à noite. Terei que descobrir quais os bairros violentos de Londres, e manter uma distancia prudente desses locais. Exatamente como fazia em Sao Paulo. Alias, durante os 6 anos e meio que morei em Sao Paulo, nunca fui assaltada. Gracas a Deus.

De qualquer forma, eh engracado ler a indignacao dos britanicos. Imagina, se eles soubessem o que acontece diariamente nas ruas do Rio de Janeiro, teriam um ataque histerico.

Da EFE - "A violência juvenil nas ruas do Reino Unido começa a aterrorizar os adultos, enquanto políticos e altos funcionários da Polícia buscam medidas urgentes para diminuir o problema antes que fuja ao controle.

Este ano já ocorreram vários assassinatos de membros de gangues juvenis - 17 apenas em Londres - e há quem acredite que a situação pode perder o controle. "Os crimes violentos alcançaram proporções de epidemia. Vivemos uma situação de anarquia em nossas ruas. Não há outra forma de descrevê-lo", afirmou o policial e diretor do "Victims and Crimes Trust", Norman Brennan.

Enquanto isso, o porta-voz para questões do Interior da oposição conservadora, David Davis, denuncia que "os crimes com arma branca" (como canivete) são um sintoma do colapso da sociedade em nossas ruas. Todos no Reino Unido ainda se lembram da promessa do ex-premier do Reino Unido Tony Blair. Ele afirmou que seu Governo seria "duro" não apenas com os delinqüentes, mas também com suas causas. Os britânicos acusam os trabalhistas de não cumprirem o prometido. Os "tories" (conservadores) não perderam a oportunidade de culpar o Novo Trabalhismo por ter deixado o país chegar a essa situação, atribuída à falta de disciplina, a dissolução de famílias e aos abusos com drogas e álcool.

Segundo números publicados pelo "The Sun", diariamente uma média de 175 pessoas são roubadas com o uso de canivete no Reino Unido, contra 69 há dois anos. O número total desse tipo de crime mais que duplicou nos últimos dois anos. Esses delitos passaram de 25 mil em 2005 para 64 mil nos 12 meses anteriores a abril deste ano.

Alguns comandantes policiais querem elevar de 18 para 21 anos a idade para o consumo legal de álcool. Outros preferem que a punição para os jovens que fazem uso de canivete ou cometem algum dano a outras pessoas seja cinco anos fixos de prisão."

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

La Vida Es Sueño

¿Qué sueñas tú? Calderón de La Barca, con La Vida Es Sueño.

Sueña el rey que es rey, y vive
con este engaño mandando,
disponiendo y gobernando;
y este aplauso, que recibe
prestado, en el viento escribe,
en cenizas le convierte
la muerte, ¡desdicha fuerte!
¿Que hay quien intente reinar,
viendo que ha de despertar
en el sueño de la muerte?

Sueña el rico en su riqueza,
que más cuidados le ofrece;
sueña el pobre que padece
su miseria y su pobreza;
sueña el que a medrar empieza,
sueña el que afana y pretende,
sueña el que agravia y ofende,
y en el mundo, en conclusión,
todos sueñan lo que son,
aunque ninguno lo entiende.

Yo sueño que estoy aquí
destas prisiones cargado,
y soñé que en otro estado
más lisonjero me vi.
¿Qué es la vida? Un frenesí.
¿Qué es la vida? Una ilusión,
una sombra, una ficción,
y el mayor bien es pequeño:
que toda la vida es sueño,
y los sueños, sueños son.

¿Y yo me pregunto, cuándo me despertaré?

domingo, 19 de agosto de 2007

Crazy Train

Porque eu gosto de um trem...

sábado, 18 de agosto de 2007

Pensamentos De Sabado

Ao ler um capítulo do excelente The Road To Serfdom, de Hayek, deparei-me com a seguinte citação de Alexis de Tocqueville. Vale para voces ai, que acreditam na social democracia. De minha parte, quero distancia de tal excrescencia.

"Democracy extends the sphere of individual freedom; socialism restricts it. Democracy attaches all possible value to each man; socialism makes each man a mere agent, a mere number. Democracy and socialism have nothing in common but one word: equality. But notice the difference: while democracy seeks equality in liberty, socialism seeks equality in restraint and servitude".

Traduzindo para os meus leitores nao iniciados na lingua inglesa (shame on you guys, it is never too late to learn):

"A democracia aumenta a esfera da liberdade individual; o socialismo a restringe. A democracia atribui todo valor possivel a cada homem; o socialismo faz de todo homem um mero agente, um mero numero. A democracia e o socialismo nao tem nada em comum mas uma palavra apenas: igualdade. Contudo, notem a diferenca: enquanto a democracia procura a igualdade na liberdade, o socialismo procura a igualdade na restricao e na servidao".

Voces adivinham o caminho que estamos tomando atualmente no Brasil. Mais a frente no mesmo capitulo desse livro, Hayek diz que os socialistas usam e abusam tambem da palavra liberdade, mas a liberdade da necessidade, bem diferente do conceito de liberdade dos liberais. Um exemplo: o Bolsa-Esmola do Lula. Veio trazer a liberdade da necessidade de comer (em termos, digo eu), mas agrilhoa as pessoas a ele. Um beneficiado do Bolsa-Esmola eh livre? De jeito nenhum. Esta acorrentado a esse minusculo pedaco de plastico. Acabaram com sua liberdade, para sempre.

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

O Piauí

Esse pessoalzinho prova não apenas que o Piauí eh realmente insignificante (qual o tamanho do PIB daquela porcaria?), mas tambem que estao atrasados no tempo e no espaco... Eles ainda possuem uma entidade chamade de União da Juventude Socialista. Ui!

Repetindo o bordao, o nacionalismo eh *mesmo* o ultimo refugio do canalha. Aí Piauí, vamos lá: bota para quebrar tudo quanto eh produto da Phillips. Mostra ao mundo que aí só tem cabra macho, que reage na porradaria mesmo. Que cretinos.

Pois eu, ao contrário do presidente da Phillips, nao conheco o Piaui e tambem nao faco muita questao de conhecer nao. Prefiro gastar meu dinheiro em outro lugar, sei la, quem sabe no Caribe? Praia por praia melhor ir para o Caribe. De sertao quero distancia, nao sou Toninha Conselheira.

Da AE - "Entidades estudantis organizaram hoje uma manifestação contra os produtos da Phillips no Piauí. Eles quebraram televisores, DVDs e aparelhos de som da marca em praça pública e pediram um boicote à empresa. O ato foi realizado em repúdio às declarações do presidente da Phillips do Brasil, Paulo Zottolo, que disse que se o Piauí deixasse de existir ninguém iria se chatear com isso.

Para os estudantes, Paulo Zottolo deveria conhecer o Estado ao invés de proferir "declarações estapafúrdias" sobre o Piauí. "Nós vamos criar um movimento para que a população nordestina boicote os produtos da Phillips. Cansamos de ser discriminados. Vai ter o movimento 'Cansei da Phillips'", comentou José Eduardo Alemão, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Piauí."


Ultimo comentario: que feio quebrar produto, tsc tsc tsc. Nao conhecem a teoria de Bastiat? Pois deveriam ter doado os produtos para entidades carentes. Cretinos.

P.S.: o Piaui eh pobre mesmo. Olha so a tv que o cara estava quebrando, com toda aquela furia reprimida, aquela indignacao de cara ultrajado, de quem levou desaforo em relacao ao que tem de mais importante na vida! Esse idiota ai se contenta com o Bolsa-Esmola, ser ultrajado dessa maneira nao o incomoda. Mas ai se vierem falar mal do "meu" Piaui, ai...

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Ui, Essa Doeu!

O Lula sempre se faz de ignorante, mas nessa declaracao pegou pesado. Acho que seria melhor se continuasse com a desculpa do "nao sei de nada, nunca me contaram, me trairam".

Da AE - ""Isso é um assunto que o Senado poderia ter resolvido em uma semana. Não resolveram. Não resolveram porque queriam criar caso. É o típico caso do quanto pior, melhor", afirmou o presidente. Lula negou que o governo esteja fazendo qualquer articulação em torno da sucessão de Renan. "Não estamos nos mexendo. Essa é uma questão do Senado. O que estou vendo pela imprensa é que o Renan apresenta documentos em sua defesa e não aceitam", concluiu."

Vamos por partes. Concordo com ele quando diz que o Senado poderia ter resolvido o assunto em uma semana: bastava deixar de ser conivente com o Renan Calhorda e bota-lo para fora a pontapes. A segunda parte da frase eh ridicula, simplesmente. Querem criar caso?

Depois, ele defende Renan!!! Diz claramente: Renanzinho, o injusticado, mandou documentos mas os feios chatos nao querem aceitar. Ah, assim nao da para brincar mais, fala serio. Lulla, descola do Renan Calhorda, que ele ja foi para o beleleu. Vai eh te puxar junto para o buraco, tomara, Deus me ouca, ai quem dera...

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Fumantes

Toda semana trocam nossos lugares na sala de aula, propositadamente. A ideia eh promover a interacao entre todos os 80 associates de Sales & Trading.

Essa semana dei azar em relacao a um de meus vizinhos. Ele eh um frances fumante. Nao vejo problemas no fato de ele ser frances - extremamente calado e praticamente so conversa em sua lingua com um outro frances, o qual tambem eh caladao. Mas *cheiro* problemas no fato de ele ser fumante.

Ninguem aguenta bafo de fumante! Nao sei se devo oferecer chicletes a ele, para disfarcar o horrendo cheiro de fumaca estragada que vem em direcao a mim...

:-)

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Pressa

Sexta-feira, 5 horas da tarde. Parada na frente da estacao do World Trade Center, observava as pessoas se dirigindo em direcao ao metro, com pressa, muita pressa. Invariavelmente desciam as escadarias correndo, homens e mulheres. Com certeza a maioria estava indo para casa.

Segunda-feira, 8 horas da manha. Subindo as escadas rolantes do World Trade Center, observo as pessoas se dirigindo em direcao a rua, com pressa, muita pressa. Invariavelmente sobem as escadarias correndo, homens e mulheres. Com certeza a maioria esta indo ao trabalho.

E assim caminha a humanidade, invariavelmente com pressa, muita pressa. Pressa de chegar ao destino final, ja que esse vai-e-vem diario nao representa nada na grande ordem das coisas. Nascemos e temos pressa de chegar ao fim, o descanso eterno. Como ja dizia Hamlet, no meu trecho favorito:

"Morrer, dormir
Nada mais; e por via do sono pôr ponto final
Aos males do coração e aos mil acidentes naturais
De que a carne é herdeira, num desenlace
Devotadamente desejado. Morrer! Dormir; dormir
Dormir, sonhar talvez: mas aqui está o ponto de interrogação;
Porque no sono da morte, que sonhos podem assaltar-nos
Uma vez fora da confusão da vida?"

Qual o sentido da "confusao da vida" que nos proprios criamos? Justamente nos fazer esquecer de que o melhor jogador de xadrez esta sempre a espreita, pronto para nos dar o xeque-mate. Por isso a pressa, e dela a ilusao temporaria de que somos eternos.

O Culpado Eh O Mordomo

Eu acho que os pais de Madeleine McCann, a garota inglesa desaparecida em Algarve/Portugal, são culpados. Alias, jah desconfiava desde o inicio deles. Toda essa movimentacao suspeita, sensacionalismo barato, pedido para falar com o Papa, entrevistas coletivas com reporteres, recompensas milionarias para quem tiver pistas, tudo muito incriminador.

Mataram a menina e sumiram com o corpo. Na maioria desses casos, os pais sao sempre os culpados, apesar da opiniao publica sempre pensar que papai e mamae nunca teriam coragem de assassinar seus filhotes.

Vamos aguardar o resultado do exame de DNA. Madeleine ja se foi dessa para melhor, eh a minha aposta.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Cubanos x Traficante

Eu havia feito uma aposta n'O Apaniguado: os cubanos foram extraditados, mas o chefão do tráfico colombiano que foi preso pela PF não seria. Estou disposta a dobrar a aposta. Alguém se habilita?

"Extraditar os cubanos inocentes que serão mortos (sem julgamento) no paredón de Fidel pode; extraditar um criminoso traficante escória da humanidade que será morto (após julgamento) em uma cadeira elétrica nos Estados Unidos não pode. Leiam abaixo. Ah, ele muito provavelmente ficará preso no Brasil. Ha ha ha, isso é uma piada de mau gosto. Os presos no Brasil comandam o tráfico de dentro das cadeias. É um absurdo. Alguém fica preso no Brasil aliás? Só se for ladrão de galinha.

Da AE - "No dia 31 de julho, a DEA protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de prisão do traficante para fins de extradição. O ministro do STF Eros Grau recebeu o pedido no dia 2 e abriu o processo, mas não chegou a emitir a ordem de prisão, ainda em análise. Assim, a prisão de Abadía pela Polícia Federal baseou-se em outros crimes cometidos pelo traficante no Brasil, como lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

A transferência de Abadía para os EUA, porém, não deverá ser simples. Uma jurisprudência do STF impede que o Brasil extradite criminoso para qualquer país no qual ele esteja sujeito à pena de morte ou prisão perpétua em razão do crime cometido, como é o caso dos EUA. Pelas leis brasileiras, Abadía teria de ser julgado no Brasil e cumprir pena no País antes de ser extraditado para os EUA."

Nota: Eros Grau é o ministro do Supremo que acredita que deve dar seu veredito baseado no "social". A justiça para o nosso amantíssimo (ele é autor de um livro de contos eróticos, para honrar o nome que tem) juiz é relativa."

Terceiro Mundo

Há horas em que acho que New York não faz parte do primeiro mundo. Tudo bem, é uma das maiores cidades americanas, e toda grande cidade está sujeita a problemas de dimensões também maiores. Mas acho que, por fazer parte de um país rico, esse tipo de coisa não deveria acontecer.

Hoje toda a malha de metrô da cidade está parada. Houve chuva forte durante a madrugada e os túneis do metrô alagaram (não sei exatamente a quantidade de chuva que caiu, mas sei que os metrôs estão parados e que a cidade está com um trânsito caótico, obviamente).

Eu tive sorte. A linha de metrô de New Jersey (que liga Jersey City a New York City) não alagou.

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

As Artimanhas Manjadas Do Coronel

Vamos relembrar o fato: até hoje a Venezuela não é um membro pleno do Mercosul. O que falta? A aprovação do Congresso brasileiro. Todos os outros paisecos já se curvaram ao coronel. Como sabemos, ele literalmente comprou a Argentina e Kirchner é seu capacho.

Por que o Congresso brasileiro ainda não aprovou? Porque quando da cassação da licença da RCTV pelo tiranete, mandamos ao mesmo uma mensagem reprovando o ato. Ele ficou descontrolado e chamou nosso Congresso de papagaio de Washington. Óbvio que os parlamentares não gostaram muito de ouvir isso, e postergaram a decisão.

O tiranete disse que não pediria desculpas, e ainda chegou a afirmar que não se importava se o Brasil não o queria no bloco. O capacho Kirchner chegou a intervir - seria muito dizer implorar? - pela aprovação.

Não surtiu efeito nenhum. Qual a tática do coronel agora? Anda dizendo por aí que Washington está interferindo nos assuntos do Mercosul, e faz de tudo para impedir a entrada da Venezuela no bloco. Uma grande mentira, obviamente. Os Estados Unidos estão literalmente com a cabeça do outro lado do mundo - o que representa a América Latina em termos estratégicos no momento? A meu ver, apenas o petróleo venezuelano é importante. Etanol brasileiro? Dentro de muito pouco tempo vários outros países estarão produzindo a commodity. E mais, no momento há petróleo ainda em abundância no mundo. Não há a necessidade imediata de etanol. Mas voltemos ao assunto: ele diz isso porque pretende atingir a moral dos parlamentares brasileiros. Veremos se os patos caem nessa cilada: "oh, para provar que Washington não manda na gente, vamos lá aprovar a entrada da ditadura chavista no bloco. Somos mesmo muito machos!".

Fiquemos de olho.

domingo, 5 de agosto de 2007

The Godfather Of Punk

Iggy Pop!

sábado, 4 de agosto de 2007

"Cansei" x "Fora Lula"

Trecho de um texto de Olavo de Carvalho:

"Mas a obra-prima do colaboracionismo inconsciente são os protestos pontuais, “apolíticos e suprapartidários”, que, voltados contra alvos soltos e inconexos, desperdiçam a ira popular em descargas emocionais sem nenhum projeto político por trás, as quais, por isso mesmo, são facilmente tomadas como provas de alguma grande e temível manobra secreta em curso, fornecendo ao esquema esquerdista dominante o pretexto que ele queria para alertar contra o “golpe iminente”, a “ameaça fascista”, etc. etc.

A fuga ao enfrentamento ideológico, a recusa covarde de pronunciar o verdadeiro nome do inimigo, é a fórmula infalível do suicídio político."

Eh logico que Olavo se refere ao tal movimento Cansei, meio que coordenado pela OAB e por Joao Doria Junior, e principalmente a oposicao (ha oposicao no Bananao?) . Ha outro texto no Midia Sem Mascara que toca no assunto, leia aqui. Segue um pequeno trecho:

"O presidente da dita OAB em entrevista à CBN, na noite do último dia 31, simultaneamente com o Presidente da CUT, disse que a sociedade não deveria se preocupar, pois era “um movimento apolítico, sem qualquer pretensão política, sem cobrar nada de ninguém”, apenas para que todos possam juntos, naquele minuto de silêncio, se concentrar nessa confusão toda e pedir por um país melhor. Ora, é o que o PT promete: um mundo melhor é possível! O Presidente da ONG Farol da Democracia Representativa, Jorge Roberto Pereira, pergunta: “Pedir para quem? Já que não tem qualquer pretensão, para que fazer?”.

Noutra entrevista dia 2, no programa de Boris Casoy, o mesmo senhor da OAB disse que o movimento não é contra o governo, e reiterou que se trata de um movimento apolítico, deve ser proativo, com sugestões ao governo. E atenção, o melhor está por vir: declarou que está em contato permanente com o Ministro da justiça Tarso Genro e com o Presidente Lula."

Eu concordo com os dois autores. Sempre disse e repito: nao existe essa coisa de movimento apolitico e apartidario. Nem para fazer blog coletivo isso serve, como ja pudemos constatar por ai. Ou voce esta contra o governo, ou esta a favor do governo. Os que se colocam em cima do muro, defino-os ou como petralhas disfarcados, prontos para nos confudirem em um primeiro momento, ou idiotas totais, que nao sabem nem onde anda a propria cabeca.

(Desvio do assunto principal: pedir por um pais melhor? Por que nao pedimos ja de uma vez por um mundo melhor? Que tal nos darmos as maozinhas e cantarmos Imagine, tragando um baseadinho para relaxar as tensoes? Isso mais parece aquelas duas ONG's cariocas para la de estupidas: a Morra Rio e a Sou da Paix. Recentemente colocaram sacos de lixo em Copacabana, nao eh uma gracinha?)

Entretanto, ao contrario do tal Cansei, acho que o movimento Fora Lula, organizado a partir do Orkut e com uma interessante participacao nessa tarde de sabado em varias capitais brasileiras, nao eh nem apolitico nem apartidario. Nao foi organizado nem pela OAB nem por empresarios. Sao pessoas da classe media, conservadoras, assalariadas em sua grande maioria, pagadoras de impostos e cansadas dessa merda que eh o governo do PT, gritando Fora Lula!

E como parte desse pessoal, eu tambem deixo aqui a minha contribuicao, ja que nao estou em Sao Paulo: FORA LULA, IMPEACHMENT JA!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Booze Cruise

Ontem tivemos um passeio de barco organizado pelo banco. Foram aproxidamente 250 pessoas - apenas associates (MBA's) de Investment Banking, Sales & Trading, e Asset Management. Ou seja, todos nos que estamos em treinamento aqui em NY.

Foi muito divertido. Havia comida e bebida a vontade, uma banda tocando musicas, e a noite estava bastante agradavel. Havia vento, o que amainava um pouco o calor no deck. Interessante notar que, apesar de toda a histeria coletiva, esse verão esta muito mais tranquilo que o ano passado e o retrasado, por exemplo. Nada de 40 graus, pelo menos por enquanto.

Esse tipo de passeio aqui eh chamado de booze cruise. Como eu nao tinha certeza se "booze" se escrevia com Z, fui pesquisar na internet. Achei o termo na wikipedia. Vejam so que interessante eh o significado de booze cruise na Europa. Pelo visto, vou fazer muito booze cruise quando me mudar para la, hahahahaha.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Confissoes

Eu nao gosto da TAM e evito a todo custo ter de voar pela companhia. Ha um unico fator que me faz voar pela TAM: preco baixo. Como eh relativamente dificil encontrar precos mais baixos que os da concorrencia na TAM, eh relativamente dificil me ver voando pela empresa. Detalhe: nao gosto da TAM desde a epoca do Rolim. Achava uma baboseira tremenda aquele negocio de oferecer tapete vermelho e talher de metal cobrando aquelas passagens a precos estratosfericos.

Eu nao gosto da Airbus. Prefiro 10 mil vezes voar de Boeing. Nao gosto da Airbus ha bastante tempo, nao foi por causa do acidente com a TAM. Digamos que nao sinto muita confianca em um consorcio europeu cheio de disputas internas e controlado pelos governos dos respectivos paises. Confio mais na iniciativa privada. Estava torcendo pelo sucesso do 787 Dreamliner da Boeing - sucesso merecido e alcancado. Enquanto isso, o jato megalomaniaco da Airbus teve varias vendas canceladas e ainda nao saiu do galpao. Tipico elefante branco.