sábado, 28 de abril de 2007

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Borges e A Linguagem Analitica de John Wilkins

Funes, el memorioso, me recomendou um ensaio de Jorge Luis Borges. Vou comentar uns trechos que achei muito interessantes.

No ensaio, Borges trata de um tal John Wilkins, que no seculo XVII tentou criar uma nova lingua, de certa forma mais racional que as que temos hoje em dia. Ele descreve algumas palavras, a logica que ha por tras dos conceitos, e obviamente as varias arbitrariedades que aparecem. Diz Borges:

"Nos nao sabemos como o universo eh. Esse mundo - escreveu David Hume - eh apenas o primeiro rude ensaio de uma divindade infantil, que posteriormente o abandonou, envergonhado de sua execucao deficiente; eh obra de um deus subalterno e objeto de chacota por parte de seus superiores; eh a confusa producao de uma divindade decrepita e ultrapassada, que ja morreu. Mas podemos ir mais alem: suspeito que nao ha universo no sentido organico, unificador, que tem essa palavra ambiciosa. Se ha, falta conjecturar seu proposito; falta conjecturar as palavras, as definicoes, as etimologias, os sinonimos, do secreto dicionario de Deus. A impossibilidade de penetrar o esquema divino do universo nao consegue, entretanto, nos dissuadir de planejar esquemas humanos, ainda que saibamos que sao provisorios."

E termina com uma citacao de Chesterton:

"O homem sabe que ha na alma tintas mais desconcertantes, mais inumeraveis e mais anonimas que as cores de uma floresta no outono... Cre, entretanto, que essas tintas, em todas os seus tons e semi-tons, em todas as suas misturas e fusoes, podem ser representadas com precisao por um mecanismo arbitrario de grunhidos e gritos. Ele acredita que do interior de um corretor de acoes saem realmente ruidos que significam todos os misterios da memoria e todas as agonias do desejo."

Ou seja, a realidade existe dentro de nos apenas. Como nao conseguimos expressar essa realidade de forma precisa, tentamos coloca-la da melhor forma possivel, por mais defeituosa que essa forma possa ser. A realidade expressa nunca eh nem nunca sera completa, por falta de um mecanismo preciso de expressao.

Alias, eh exatamente isso que me ocorre no momento: ha na alma as tintas desconcertantes, inumeraveis, anonimas, em maior profusao do que as que ocorrem em uma floresta durante o outono - alias, uma das coisas mais deslumbrantes que ja vi. Mas como expressar de forma satisfatoria tudo o que vai na alma, se nao ha palavras, nao ha expressoes, nao ha forma de comunicacao precisa? Somente quando inventarem uma fotografia que capture todas essas nuances eh que poderemos afirmar que aperfeicoamos o metodo. De outra forma, continuaremos a nao entender o proposito do universo.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

A Virtualidade...

... eh apenas uma extensao da Realidade.

quarta-feira, 25 de abril de 2007

As Janelas da Percepcao

Foto: janelas do meu quarto, nesse simpatico apartamento de propriedade da universidade, construido pouco depois da I Guerra Mundial (1921), localizado em Morningside Heights, perto da Columbia University. Sao os famosos "pre-war buildings", ou "brownstone buildings".

As janelas da percepcao podem se referir a dois acontecimentos: um deles eh o fato de eu ter vindo estudar aqui, o que realmente me proporcionou uma visao de mundo completamente diferente da que eu possuia antes; o outro eh o fato de eu ter descoberto a blogosfera, a qual tambem me fez ver o mundo por diferentes angulos.

E porque o titulo do post foi escolhido a dedo, e me remete a um dos meus autores prediletos (Aldous Huxley - The Doors of Perception) e por causa desse autor a uma das minhas bandas prediletas, senao a melhor na minha opiniao, fiquem ai com uma musica dos Doors.

I woke up this morning and I got myself a beer,
The future's uncertain and the end is always near.

The Doors - Roadhouse Blues

Mais Um Que Se Vai

Eu comecei a postar de verdade nesse blog em, deixe-me ver, novembro do ano passado, 2006. Conheci muita gente interessante, e muita gente chata tambem. Dos chatos quero distancia. Do pessoal legal, nao.

Pois, desde novembro do ano passado, ja sao duas as pessoas que abandonaram os seus respectivos blogs: Sonia, minha fiel amiga, e Eleitor, meu fiel "inimigo". Sentirei falta de ambos.

Mas espero que nao deixem de de vez em quando entrar em contato comigo e contar as novidades. Nunca se sabe, nao eh mesmo? Outro dia mesmo encontrei pela primeira vez, 14 anos depois do primeiro chat via Bitnet, o meu amigo BGA... Aqui em NY ainda por cima!

P.S. 1: Esqueci de mencionar a Suzy, entao a perda eh maior ainda!
P.S. 2: Eu nao estou abandonando o blog nao!

domingo, 22 de abril de 2007

Mais Um Domingo

Levanto hoje, e o sol brilha no ceu novaiorquino. Nem parece que estamos na primavera, sera ja o verao? Escaldantes 25 graus, ate coloco o bone para sair de casa. Combinando com a camiseta polo, que aprendi a usar aqui, fiquei num estilo "all american girl", haha.

Vou tomar um brunch em um restaurante aqui perto de casa, sozinha. Primeiro conto sobre o local. Nao eh propriamente um restaurante: ha poucas mesas, e muitos sofas espalhados pelo lugar, com cara de velhos, e as pessoas sentam-se como se estivessem na sala de visitas da sua casa. Melhor ainda para quem vai sozinho, porque nao precisa ocupar uma mesa inteira e ficar com aquela cara de "ai, estou sozinho!". Fora que voce nao eh o unico solitario, alguns abrem o laptop e ficam a manha inteira bebericando alguma coisa. Outro abrem livros; outros ainda ficam ouvindo seus I-Pods. Eu nao, nao faco nada disso; fico so observando, e conversando com meus botoes. Ah, ha mesas na calcada tambem, e as portas, que ocupam toda a fachada do restaurante, ficam escancaradas. Uma delicia sentir o ventinho entrando e ver o movimento la fora na rua.

O momento eh propicio para botar os pensamentos em ordem: nada melhor do que um lugar cheio, alegre, cheio de pessoas falando sem parar e voce, sozinho, sem ser notado, ter a oportunidade de pensar o que quiser, sem ser interrompido.

Tomo meu cafe com calma, bem devagar, saboreando cada minuto e cada pedaco. Eis que de repente, nao mais que de repente, ouco a melodia, aquele som tipico, o barulho que faz meu coracao bater mais rapido... O ronco do motor de uma Harley se aproximando! E era mesmo uma Harley, para no sinal de transito, dou uma espiadela. Com o tempo quente, as Harleys voltam `as ruas, ontem tambem vi uma quando fui pegar minha maquina fotografica no conserto. As duas visoes - de ontem e de hoje - me lembram que preciso urgentemente colocar em movimento os mecanismos que farao meu grande sonho se tornar realidade... Tenho que comprar minha moto, desse ano nao passa! Ja esperei 12 longos anos por esse momento - desde a primeira vez que vi Easy Rider - ja esta mais do que na hora de realiza-lo. E melhor aqui, onde as estradas sao maravilhosas, sem buracos, largas. Aguardem, porque ai terei uma secao so de fotos das viagens de moto nos finais de semana...

Fiquem com a trilha sonora das minhas futuras viagens: Get your motor runnin'/Head out on the highway...

Steppenwolf - Born To Be Wild

Um Mini Post Sobre Politica

Ha tempos nao escrevo sobre politica, nao eh mesmo? Acho que as vezes fica dificil, jah que o assunto eh sempre repetitivo: "a PF desbaratou uma gangue de juizes e desembargadores", oh eh mesmo? E o que vai acontecer com eles? Ah, deixa pra la, eh sempre assim, todo mundo rouba mesmo, voce nao rouba? Se voce nao esta envolvido em nenhum esquema ilicito, nao sabe o que esta perdendo! Com certeza voce eh o individuo mais estupido que habita as terras tupiniquins, porque, pode ter certeza disso, so voce nao rouba! Otario, hehe.

Nao ha nada de novo sob o glorioso sol que brilha nos ceus da Republiqueta Bananeira. Nada mais me assusta, nada mais me deixa indignada. Por isso quase nao escrevo sobre o assunto. Mas, pela primeira vez serei democratica nesse blog, e voces terao a oportunidade de pedir, via secao de comentarios, o que voces querem escutar de mim... Preferem politica ou assuntos generalizados do cotidiano na America? Votem la.

E para fechar o mini post sobre politica, que alias ja esta ficando grande demais para ser mini, comento sobre as eleicoes na Franca. Meu amigo marroquino, que eh tambem cidadao frances, esta numa euforia so. Foi la votar no consulado ontem - em Sarkozy, eh obvio, que nao tenho amigos tolos - e hoje vai la em Midtown acompanhar os resultados. Diz ele que essa eleicao eh decisiva. Ue, mas nao sao todas as eleicoes decisivas? A Franca precisa sair urgentemente do atoleiro e da estagnacao em que se encontra. Sera que um desses ai fara qualquer coisa que preste? Ah, eu nao boto feh em nenhum, estou num ceticismo soh...

Vamos ao proximo post sobre o cotidiano em NY.

sábado, 21 de abril de 2007

Sabado Poetico

Fiquem na maravilhosa companhia de Antonio Nobre, e tenham um bom final de semana!

O Somno de João

O João dorme... (Ó Maria,
Dize áquella cotovia
Que falle mais devagar:
Não vá o João, acordar...)

Tem só um palmo de altura
E nem meio de largura:
Para o amigo orangotango
O João seria... um morango!
Podia engulil-o um leão
Quando nasce! As pombas são
Um poucochinho maiores...
Mas os astros são menores!

O João dorme... Que regalo!
Deixal-o dormir, deixal-o!
Callae-vos, agoas do moinho!
Ó mar! falla mais baixinho...
E tu, Mãe! e tu, Maria!
Pede áquella cotovia
Que falle mais devagar:
Não vá o João, acordar...

O João dorme... Innocente!
Dorme, dorme eternamente,
Teu calmo somno profundo!
Não acordes para o mundo,
Póde affogar-te a maré:
Tu mal sabes o que isto é...

Ó Mae! canta-lhe a canção,
Os versos do teu irmão:
«Na Vida que a Dor povoa,
Ha só uma coisa boa,
Que é dormir, dormir, dormir...
Tudo vae sem se sentir.»

Deixa-o dormir, até ser
Um velhinho... até morrer!

E tu vel-o-ás crescendo
A teu lado (estou-o vendo
João! Que rapaz tão lindo!)
Mas sempre, sempre dormindo...

Depois, um dia virá
Que (dormindo) passará
Do berço, onde agora dorme,
Para outro, grande, enorme:
E as pombas que eram maiores
Que João... ficarão menores!

Mas para isso, ó Maria!
Dize áquella cotovia
Que falle mais devagar:
Não vá o João, acordar...

E os annos irão passando.

Depois, já velhinho, quando
(Serás velhinha tambem)
Perder a cor que, hoje, tem,
Perder as cores vermelhas
E for cheiinho de engelhas:
Morrerá sem o sentir,
Isto é deixa de dormir...
Acorda e regressa ao seio
De Deus, que é d'onde elle veio...

Mas para isso, ó Maria!
Pede áquella cotovia
Que falle mais davagar:

Não vá o João, acordar...

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Ultimo Dia de Aula...

Acabou! Sera o primeiro dia do final de nossas vidas?

Mas nao da para comemorar ainda, tenho provas finais na semana que vem.
Para ilustrar o post, uma foto que tirei da biblioteca da Business School (semi-circulo) em um desses domingos que vim aqui fazer trabalho em grupo... Acabou!

quarta-feira, 18 de abril de 2007

Inspecao

Eles batem na porta, eu vou la e atendo. Eh uma inspecao da prefeitura sobre nao sei o que, haviam informado via circular alguns dias antes, mas para falar a verdade nem me dei ao trabalho de ler o texto todo. O zelador sempre tem as chaves de todos os apartamentos, entao se nao ha ninguem em casa ele se encarrega de entrar com o inspetor da vez.

Caminham pelo corredor do apartamento, o zelador aponta para os dois detectores de fumaca no teto. O sujeito vira para mim e pergunta:

- Do they work? (Funcionam?)

E eu, muito na minha:

- Never tried. (Nunca experimentei.)

E vao embora...

terça-feira, 17 de abril de 2007

O Massacre


O mundo lamenta o massacre ocorrido na Virginia Tech University. Ate mesmo o Iran mandou condolencias ao povo americano e `as familias das vitimas.

Em uma tragedia como essa, nao faltam estorias de heroismo como a do professor israelense de 75 anos que bloqueou a porta com o proprio corpo, de forma que os alunos pudessem escapar pelas janelas. Morreu, mas lutou o bom combate. Sobrevivente do Holocausto nazista, o professor era natural da Romenia e emigrou a Israel na decada de 70. Apos dar aulas varios anos em 2 universidades israelenses, foi em 1984 aos Estados Unidos para um ano sabatico, e acabou se radicando no pais.

Agora eh a hora dos questionamentos. Deveriam restringir a venda de armas? O estudante pode comprar as armas porque possuia green card, ou seja, era um residente permanente legal. Desde que nao tenha passagem pela policia, qualquer residente permanente legal pode comprar armas aqui. De acordo com a constituicao americana, o cidadao tem o direito de comprar armas e se proteger. Em cidades grandes como NY, entretanto, o porte de armas eh limitado. Desde que Giuliani comecou a limpar a cidade do crime organizado, uma das primeiras medidas tomadas foi restringir o porte de armas. A pessoa pode ter uma arma em casa, so nao pode circular nas ruas com ela, sob pena de ser indiciada pela policia.

Particularmente, sou contra a restricao `a venda de armas. Basta comparar o nivel de assassinatos com arma de fogo em paises como o Brasil, onde ha muito mais restricoes `a compra, e onde conseguir o porte eh tarefa das mais dificeis, se nao impossivel.

Foi muito triste o que ocorreu, mas nao vai ser a restricao `a compra e ao porte de armas que detera um individuo mental e emocionalmente desequilibrado de atingir seus mais torpes intentos.

sábado, 14 de abril de 2007

Folk Sul Americano

Descobri uma ferramenta de disponibilizar MP3 que eh mais interessante, nao toca toda hora que a pagina carrega. :-) De vez em quando encarno em certas musicas. Passei a sexta ouvindo essa musica, espero que curtam... Ah, se eu tivesse uma voz dessas, dava uns 20 anos de vida so para cantar assim!

21 - Volver a Los ...

VOLVER A LOS DIECISIETE (Violeta Parra)

Volver a los diecisiete después de vivir un siglo
es como descifrar signos sin ser sabio competente.
Volver a ser de repente tan frágil como un segundo,
volver a sentir profundo como un niño frente a Dios.
Eso es lo que siento yo en este instante fecundo.

Se va enredando, enredando, como en el muro la hiedra
y va brotando, brotando, como el musguito en la piedra.
Como el musguito en la piedra ay sí, sí, sí.

Mi paso ha retrocedido cuando el de ustedes avanza,
el arco de las alianzas ha penetrado en mi nido
con todo su colorido se ha paseado por mis venas
y hasta la dura cadena con que nos ata el destino
es como un diamante fino que alumbra mi alma serena.

Lo que puede el sentimiento no lo ha podido el saber
ni el más claro proceder ni el más ancho pensamiento,
todo lo cambia al momento cual mago condescendiente,
nos aleja dulcemente de rencores y violencias
sólo el amor con su ciencia nos vuelve tan inocentes.

El amor es torbellino de pureza original
hasta el feroz animal susurra su dulce trino,
detiene a los peregrinos, libera a los prisioneros.
El amor con sus esmeros al viejo lo vuelve niño
y al malo sólo el cariño lo vuelve puro y sincero.

De par en par la ventana se abrió como por encanto
entró el amor con su manto como una tibia mañana;
al son de su bella diana hizo brotar el jazmín,
volando cual serafín al cielo le puso aretes
mis años en diecisiete los convirtió el querubín.

sexta-feira, 13 de abril de 2007

Blogildo, Esse Post Eh Dedicado a Voce...

Para quando a pimpolha te fizer perguntas dificeis...

Licao #1: De Onde Vem Os Bebes


Politica Realmente Eh Uma Coisa...

... nojenta, disgusting, whatever.

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde de ontem, no Palácio do Planalto, o príncipe Andrew, filho da rainha Elizabeth, da Inglaterra. Assessores do Presidência relataram que, durante o encontro, o príncipe disse ao presidente que o governo britânico apóia a retomada das negociações comerciais de Doha. Em clima descontraído, Lula pediu apoio à candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014. "O Brasil não vai se esforçar muito para ganhar o próximo jogo contra a Inglaterra no estádio de Wembley, e vocês apóiam a nossa candidatura", disse o presidente, segundo relato de assessores. O amistoso deve ocorrer no final de maio."

Toma la, da ca ate no futebol?
E essas parabolas futebolisticas-sexuais ja me encheram a paciencia. Juro que nao consigo nem achar graca mais...

P.S.: sediar a Copa do Mundo eh mais importante que a Rodada Doha? Alias, sediar a Copa do Mundo no mesmo nivel em que estamos sediando o Pan? Isso so traz vergonha ao pais, nao eh motivo de orgulho nenhum...

quarta-feira, 11 de abril de 2007

America: No More Brain Drain?

Notícias de primeira mão, pois estou vivenciando o fato nesse momento. Informei-me a respeito de tudo, estou em contato frequente com os advogados do banco, e não há nada, por enquanto, que possamos fazer.

Houve os anos dourados, os gloriosos anos 90, em que o Serviço de Imigração americano concedia vistos de trabalho (H1-B) a 195 mil pessoas por ano. Desde o ataque às torres gêmeas, a cota foi drasticamente cortada para 65 mil vistos. Isso não é nada. Nos dois primeiros dias de aplicação esse ano (2 e 3 de abril), o Serviço de Imigração recebeu 133 mil aplicações. Publicaram um memorando em que avisam que, após o segundo dia, já não estavam mais considerando nenhuma aplicação. E será feita uma loteria, para decidir quem vai levar o visto para casa. Obviamente haverá uma análise rigorosa depois que o sujeito for sorteado, mas até esse ano a concessão do visto era feita somente com base em análise.

As empresas estão reclamando, e espero que façam barulho no congresso. O problema é que o congresso só quer saber de discutir a imigração ilegal. Esquecem-se que o que contribuiu para que esse país chegasse ao topo do mundo foi a imigração legal.

Na Inglaterra consegue-se um visto de trabalho em duas semanas, sem maiores burocracias. Londres está ameaçando suplantar Nova Iorque como maior e mais importante centro financeiro do mundo. Pode ser que desbanque a Big Apple. Afinal, se as coisas continuarem nesse ritmo, não seria melhor trabalhar na City do que em Wall Street?

Observação 1: os vistos H1-B são concedidos a estrangeiros qualificados (que tenham no mínimo curso de graduação). O congresso criou uma cota extra de 20,000 vistos H1-B apenas para pessoas com mestrado e/ou doutorado realizado nos EUA, mas esta também está se extinguindo rapidamente.

Observação 2: é balela afirmar que estrangeiros qualificados tirem vagas de cidadãos norteamericanos. O desemprego aqui nesse país está em um dos níveis mais baixos de toda a história.

Narcolepsia

Se coloque na seguinte situacao: voce ja passou dos trinta anos (eu sei, pessoal mais novo tem mais resistencia, mas mais dia menos dia terao menos, porque o tempo passa para todos, haha). Fica acordado ate as 5:30h da manha resolvendo exercicios que tem que entregar nas duas primeiras aulas do dia, a primeira as 9:00h da manha e a segunda as 10:30h. Acorda as 8:15h para se preparar para ir a aula.

Bom, passei o dia inteiro como um zumbi, andando de um lado para outro, sem dormir. A ultima aula comeca as 6 da tarde, e nao eh o dinamico professor que vai dar aula: eh um convidado, com voz mais monotona impossivel. Eu tento prestar atencao `a materia, afinal de contas eh do meu interesse. Eu juro que tento. Mas o cansaco toma conta. Como eh incrivel, tudo fica em slow motion. Eu pego uma folha de papel em branco e desisto de tentar prestar atencao: o objetivo eh nao dormir na frente do convidado. Comeco enumerando todas as letras que sei do alfabeto grego. Elas se acabam. Passo a enumerar estrelas. Nesse meio tempo, as palpebras pesam mais que dois sacos de cimento nas costas. Eh tao forte a sensacao, que tenho medo que minha cabeca caia sozinha em cima da mesa: sera que consigo pelo menos manter a cabeca em pe? A voz do convidado, la no fundo, parece mais uma cancao, um barulhinho gostoso... Eu continuo com a caneta no papel, tentando desenhar um boneco. Um boneco! Os pensamentos se embaralham como num sonho. O boneco vai ter a camisa do Sao Paulo. E desenho as listras verticais (verticais?) na camisa, e escrevo do lado a cor das listras, e sai assim no papel: preto, vermelho, anrlo...

Eu juro que sonho acordada nessas aulas noturnas, um sonho engracado, viagem fantastica, de olhos abertos. As vezes o professor diz alguma coisa e eu repito a frase na cabeca umas 10 vezes, 10 vezes, 10 vezes... Faz sentido? Nao sei... O que ele acabou de dizer mesmo? Alias, o que escrevi agora no caderno? Nao sei, mas juro que a camisa do Sao Paulo tem listras verticais, pretas, vermelhas e amarelas...

terça-feira, 10 de abril de 2007

Free Spirit!

Ruby Tuesday.mp3

RUBY TUESDAY (Jagger/Richards)

She would never say where she came from
Yesterday don't matter if it's gone
While the sun is bright, or in the darkest night
No one knows, she comes and goes

Goodbye, Ruby Tuesday
Who could hang a name on you?
When you change with every new day
Still I'm gonna miss you...

Don't question why she needs to be so free
She'll tell you it's the only way to be
She just can't be chained to a life where nothing's gained
And nothing's lost at such a cost

There's no time to lose, I heard her say
Catch your dreams before they slip away
Dying all the time, lose your dreams
And you could lose your mind. Ain't life unkind?

Goodbye, Ruby Tuesday
Who could hang a name on you?
When you change with every new day
Still I'm gonna miss you...

domingo, 8 de abril de 2007

Feliz Pascoa!

Em uma manha de domingo bonita, os sinos batem alegremente as 10:30 chamando os fieis para a Missa. Eu vou para outro lugar, vou para a escola, mas, como estou em um "mood" bom, saio assobiando uma das minhas musicas classicas favoritas.

Para voces curtirem, Morning Mood (Morgenstemning), composta por Edvard Grieg para a peca de Ibsen, Peer Gynt. Um bom domingo de Pascoa e uma excelente semana de trabalho!

sábado, 7 de abril de 2007

Floripa Final

(Anos atras, em locais variados, pessoas variadas):

- Entao voce vai se mudar para Floripa? Que legal! Nossa estou morrendo de inveja!
- :-)

- Vai mesmo para Floripa? Voce eh maluca! Vai largar o conforto de ter casa, comida, roupa lavada e empregada para se virar em republica? Loucura!
- ....

- Voce vai deixa-la ir embora? Tao novinha... Se fosse minha filha, nao deixaria...
- Criamos os filhos para o mundo, temos que deixa-los voar com as proprias asas. De qualquer forma, um dia eles tem que sair de casa mesmo.

Floripa IV

Ou de como concluo que a juventude eh otimista.

(Anos atras, na verdade um monologo, nao um dialogo):

- Eu vou conseguir me mudar para Floripa. Ja mandei a papelada toda para a transferencia.
- Eh, nao deu em julho, mas vai dar em dezembro, espero que abram mais vagas para transferencias externas.
- Nao tem problema, tenho um plano B: faco inscricao para o vestibular! Se nao abrirem vagas, basta fazer o vestibular novamente.
- Boa ideia! Mas e se o pai continuar nao concordando?
- Bom... Tenho R$ 2 mil na conta bancaria, e isso eh mais do que suficiente para sobreviver os primeiros seis meses. Depois, a Carla nao da aulas em escolas publicas? Basta arrumar um emprego de professora na rede publica, como substituta. Diz a Carla que sempre precisam de professores de Quimica e de Fisica...
- Isso mesmo, dar aulas! Excelente alternativa...

Floripa III

(Anos atras, desenvolvendo a arte da negociacao):

- Se voce transferisse para a Unicamp, eu ficaria satisfeito...
- Mas pai, Campinas eh igualzinha a Belo Horizonte! Trocar seis por meia duzia nao da. Eu quero qualidade de vida.
- A UFSC nao eh uma universidade tao conhecida. A UFMG eh melhor. Por que voce pretende ir para uma universidade pior?
- Se comparar a universidade como um todo, concordo com voce, a UFMG esta mais bem posicionada no ranking. Mas se voce comparar os cursos de Engenharia Quimica, vera que ambos sao 3 estrelas, estao aqui duas pesquisas para voce ver. Logo, nao estou rebaixando de nivel...
- Acabe a graduacao aqui entao, e ai voce vai trabalhar no Sul.
- Impossivel! Eu nao conheco nada no Sul. Preciso entrar em contato com as empresas, com os professores... Voce acha que eh facil conseguir emprego assim, sem conhecer a regiao? Nao eh soh ir chegando e conseguindo emprego...
- ....
- Alem do que a concorrencia la eh muito menor. Aqui esta cheio de paulista e carioca tomando as nossas vagas. Paulista vem da USP, carioca da UFRJ, e pronto, somos preteridos. Acho que comecar a vida no Sul sera muito mais vantajoso.
- Vou pensar no assunto.

Floripa II

(Anos atras, na casa da minha prima em Campinas):

- Oi pai, so liguei para dizer que esta tudo bem. Estou em Campinas, na casa do Tio Quim.
- Otimo.
- Posso me mudar para Florianopolis? Eu adorei a cidade, quero me mudar para la...
- A gente conversa sobre isso depois. Para de gastar interurbano do seu tio. Quando voce voltar, a gente conversa sobre isso...
- Ta bom, mas ja aviso, vou me mudar para Floripa!

Floripa I

(Anos atras, passando a virada de ano em Enseada - SC, junto com uma amiga e sua familia, na casa de praia deles):

- Oi mae! Estou ligando so para dizer que aqui esta tudo otimo!
- Que bom que voce esta se divertindo.
- Entao mae, estou ligando tambem para avisar que estou indo esse final de semana para Florianopolis. Vou ficar na casa do Bart, um dos meus amigos da bitnet. Vou passar 3 dias la. Depois volto de onibus por Campinas, e fico na casa da Marli. Ja esta tudo acertado!
- ....

Dialogo III

(Anos atras, quando voltava da minha primeira aula de ingles - aula de verdade, em escola de ingles):

- Pai, a aula de ingles eh muito legal! A estoria eh sobre uma menina que vai fazer intercambio nos Estados Unidos, em Denver - Colorado...
- ....
- Pai, eu tambem quero fazer um intercambio! O que voce acha da ideia? Posso fazer um intercambio?
- Se voce vestisse calcas, deixaria voce fazer intercambio...
- ?!?

Dialogo II

(Anos atras, depois de ficar injuriada com a promocao de uma colega de trabalho que era a querida do chefe):

- Mas pai, nao eh justo!
- A vida nao eh justa nem injusta, minha filha, eh apenas a vida...

Dialogo I

(Anos atras, um dia depois de assistir Coracao Satanico sozinha numa casa mal assombrada):

- Pai, eu morro de medo...
- Medo do que minha filha?
- Tenho medo de fantasmas, de assombracoes...
- So isso? Nao precisa ter medo de fantasma...
- Nao, morro de medo de outra coisa, ainda...
- O que eh?
- ............. morro de medo do demonio aparecer para mim.
- Ahhhh, nao precisa ter medo do demonio, minha filha. Se ele algum dia aparecer para voce, vai ser sob uma forma muito atraente, muito bonita. Voce nao vai sentir medo, pois nao existe aquela figura de chifre e rabo. O demonio nao quer assustar ninguem, muito antes pelo contrario, ele quer te conquistar...

sexta-feira, 6 de abril de 2007

Reflexao: Sexta-Feira da Paixao

Como nao consegui escrever nada inspirado, tive que recorrer a autores do passado. Hoje eh um dia de reflexao para mim. Vez ou outra na vida eh bom parar, observar as coisas, e se fazer as perguntas criticas. Na loucura das atribulacoes diarias, eh quase impossivel raciocinar de forma adequada, e a maior parte das respostas ao meio sao reativas, nao conscientes.

Desejo a todos, cristaos e nao cristaos, uma Sexta-Feira da Paixao de muita paz e reflexao, e um Domingo de Pascoa de muita alegria!

1. Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
2. tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
3. tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir;
4. tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar;
5. tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se.
6. Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora;
7. tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar;
8. tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz.
9. Que proveito tira o trabalhador de sua obra?
10. Eu vi o trabalho que Deus impôs aos homens:
11. todas as coisas que Deus fez são boas, a seu tempo. Ele pôs, além disso, no seu coração a duração inteira, sem que ninguém possa compreender a obra divina de um extremo a outro.
12. Assim eu concluí que nada é melhor para o homem do que alegrar-se e procurar o bem-estar durante sua vida;
13. e que comer, beber e gozar do fruto de seu trabalho é um dom de Deus.
14. Reconheci que tudo o que Deus fez subsistirá sempre, sem que se possa ajuntar nada, nem nada suprimir. Deus procede desta maneira para ser temido.
15. Aquilo que é, já existia, e aquilo que há de ser, já existiu; Deus chama de novo o que passou.
16. Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: a injustiça ocupa o lugar do direito, e a iniqüidade ocupa o lugar da justiça.
17. Então eu disse comigo mesmo: Deus julgará o justo e o ímpio, porque há tempo para todas as coisas e tempo para toda a obra.
18. Eu disse comigo mesmo a respeito dos homens: Deus quer prová-los e mostrar-lhes que, quanto a eles, são semelhantes aos brutos.
19. Porque o destino dos filhos dos homens e o destino dos brutos é o mesmo: um mesmo fim os espera. A morte de um é a morte do outro. A ambos foi dado o mesmo sopro, e a vantagem do homem sobre o bruto é nula, porque tudo é vaidade.
20. Todos caminham para um mesmo lugar, todos saem do pó e para o pó voltam.
21. Quem sabe se o sopro de vida dos filhos dos homens se eleva para o alto, e o sopro de vida dos brutos desce para a terra?
22. E verifiquei que nada há de melhor para o homem do que alegrar-se com o fruto de seus trabalhos. Esta é a parte que lhe toca. Pois, quem lhe dará a conhecer o que acontecerá com o volver dos anos?

(Eclesiastes, 3 - Biblia Ave Maria)

quarta-feira, 4 de abril de 2007

Country Roads


Ah, hoje teve a classica "rodinha de musica" na Business School. Eh melhor que as rodinhas quando eu era mais nova, em que iamos acampar na beira de cachoeiras e passavamos a noite tocando violao e cantando. Tem queijos e vinho, e algumas outras comidas que nao sopa Miojo. Sabe, essa musica agora me lembrou dos velhos tempos...

Um pouco de vinho adicionado a receita, e voce consegue ficar um perfeito sentimentaloide com vontade de abracar qualquer pessoa que vem pela frente... Ah, eu amo voces tambem, in this very minute!

Teardrop in my eye... Country roads, take me home, to the place I belong, West Virginia, mountain mama, take me home, country roads...

PS.: perdoem-me pelos posts cada vez mais impressionistas e intimistas. Essa fase vai passar. Assim que comecar a trabalhar, e tiver menos tempo para pensar e viajar na maionese, ficarei mais racional, e voltarei com os ataques diarios ao Lula. Agora nao da... Life is old there, older than the trees, younger than the mountains, blowing like a breeze...

O Janer

Olha, vou confessar a voces... Vez ou outra eu mando um post n'O Expressionista, e o Janer escreve la tambem. Depois que ele foi convidado a se retirar do Midia Sem Mascara, fiquei meio que com o pe atras em relacao a ele. Comentava os posts dele n'O Expressionista, mas sempre muito superficialmente.

Qual nao eh a minha surpresa, ao encontrar esse post aqui hoje a noite. Uma bela historia de vida, a do Janer. E sem aquele tradicional amargor que ele vinha colocando em praticamente todos os textos que escrevia sobre ele proprio. A morte se tornou a Indesejada das Gentes, e ha ate mesmo o deus dos ateus, que pelo visto foi bem caridoso para com nosso amigo Janer. Fiquei quase comovida ao ler o texto.

Interessante confirmar como o pre-julgamento nao leva a nada e como classificacoes idiotas muito menos. Todo mundo eh gente, feita do mesmo material, com fraquezas semelhantes, mas muito, muito mais pontos positivos e estorias interessantes a contar, antes de mais nada.

PS.: comemorei a Pascoa Judaica hoje com amigos. `A moda crista, logico, pois bebi cerveja. Ou seria `a moda barbara? Mas comi pao azimo e tudo mais. Ah, tinha comida russa tipica tambem... Nova Iorque nao eh demais? So aqui consegui entrar em contato com o mundo exterior. Haja cultura e diversidade, na capital do mundo. Memorias de uma caipira embasbacada, quem sabe nao faco uma serie de posts sobre o assunto... :-)

segunda-feira, 2 de abril de 2007

A Traicao e o Jardineiro

"Apesar de ter se comprometido, na sexta-feira à noite, a atender as reivindicações dos controladores de vôo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje, durante a reunião ministerial no Planalto, que vai fazer um pronunciamento à Nação sobre a crise aérea e dizer que foi traído. Na reunião, Lula disse aos ministros que os controladores de vôo traíram o governo porque não entenderam que havia disposição para resolver os problemas do setor aéreo e, ainda por cima, esperaram ele viajar para os Estados Unidos, em missão oficial, para deflagrar o movimento."

O Apedeuta ja foi traido varias vezes. Foi traido pela companheirada no caso do dossie contra os tucanos e em outros casos de roubalheira; foi traido ate pelo seu churrasqueiro. Agora ele eh traido pelos controladores de voo. Eu imagino se ele nao anda a ser traido tambem pela Dona Marisa Leticia, que pelo visto gosta de jardinagem, pois plantou aquela estrela vermelha nos jardins do Alvorada.

Por favor, alguem ai ja verificou se o jardineiro se parece com o Gianecchini? Vejam a prova do crime!
Soh posso concluir que aquele ditado eh verdadeiro, marido traido eh o ultimo a saber... Mais uma traicao que voce vai ficar sabendo por meio da midia, presidente! E olha, parece que voce gosta mesmo desse papel de corno manso, haha.

domingo, 1 de abril de 2007

Eu Tambem Sou John Doe

Por Michelle Malkin (The John Doe Manifesto).

Dear Muslim Terrorist Plotter/Planner/Funder/Enabler/Apologist,

You do not know me. But I am on the lookout for you. You are my enemy. And I am yours.
I am John Doe.
I am traveling on your plane. I am riding on your train. I am at your bus stop. I am on your street. I am in your subway car. I am on your lift.
I am your neighbor. I am your customer. I am your classmate. I am your boss.
I am John Doe.
I will never forget the example of the passengers of United Airlines Flight 93 who refused to sit back on 9/11 and let themselves be murdered in the name of Islam without a fight.
I will never forget the passengers and crew members who tackled al Qaeda shoe-bomber Richard Reid on American Airlines Flight 63 before he had a chance to blow up the plane over the Atlantic Ocean.
I will never forget the alertness of actor James Woods, who notified a stewardess that several Arab men sitting in his first-class cabin on an August 2001 flight were behaving strangely. The men turned out to be 9/11 hijackers on a test run.
I will act when homeland security officials ask me to "report suspicious activity".
I will embrace my local police department's admonition: "If you see something, say something".
I am John Doe.
I will protest your Jew-hating, America-bashing "scholars".
I will petition against your hate-mongering mosque leaders.
I will raise my voice against your subjugation of women and religious minorities.
I will challenge your attempts to indoctrinate my children in our schools.
I will combat your violent propaganda on the Internet.
I am John Doe.
I will support law enforcement initiatives to spy on your operatives, cut off your funding and disrupt your murderous conspiracies.
I will oppose all attempts to undermine our borders and immigration laws.
I will resist the imposition of sharia principles and sharia law in my taxi cab, my restaurant, my community pool, the halls of Congress, our national monuments, the radio and television airwaves, and all public spaces.
I will not be censored in the name of tolerance.
I will not be cowed by your Beltway lobbying groups in moderates' clothing. I will not cringe when you shriek about "profiling" or "Islamophobia".
I will put my family's safety above sensitivity. I will put my country above multiculturalism.
I will not submit to your will. I will not be intimidated.
I am John Doe.

Os clerigos islamicos que foram retirados do aviao da USAirways por terem um comportamento para la de suspeito estao tentando processar nao apenas a companhia aerea, mas os john does que os denunciaram.

Nos estamos de olho e nao iremos nos acovardar. IF YOU SEE SOMETHING, SAY SOMETHING!