terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Corrida Presidencial

Nao consegui resistir, por isso vai a charge anti-Hillary... Hilaria, sem trocadilhos.

domingo, 28 de janeiro de 2007

Soneto Derivativo

Essas mal tracadas linhas
Dizem bem a que eu vim.
Nao sei fazer versos, rimas
Logo nao riam de mim.

Numeros sao o meu forte
Eles nao mentem jamais.
Mas sao incompletos, pois
Nao traduzem os meus ais.

Recorro entao aos grandes
Poetas de outros tempos
E pego logo do lapis.

Traduzir os pensamentos
Eu digo, nao eh tao facil
Como calcular swaps.

E sem maiores delongas, divirtam-se com Manuel Bandeira.
Bom domingo e uma otima semana de muito trabalho!

******************************************************************************

"Vou-me embora pra Pasárgada
Lá sou amigo do rei
Lá tenho a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada

Vou-me embora pra Pasárgada
Aqui eu não sou feliz
Lá a existência é uma aventura
De tal modo inconseqüente
Que Joana a Louca de Espanha
Rainha e falsa demente
Vem a ser contraparente
Da nora que eu nunca tive

E como farei ginástica
Andarei de bicicleta
Montarei em burro brabo
Subirei no pau-de-sebo
Tomarei banhos de mar!
E quando estiver cansado
Deito na beira do rio
Mando chamar a mãe-d`água
Pra me contar as histórias
Que no tempo de eu menino
Rosa vinha me contar
Vou-me embora pra Pasárgada

Em Pasárgada tem tudo
É outra civilização
Tem um processo seguro
De impedir a concepção
Tem telefone automático
Tem alcalóide à vontade
Tem prostitutas bonitas
Para a gente namorar

E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
- Lá sou amigo do rei -
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada."

sábado, 27 de janeiro de 2007

Catorze Anos Depois...

... eu finalmente me encontrei cara-a-cara com o Bruno. Alias, dificil eh dizer Bruno, prefiro ainda chama-lo de BGA. Era o seu nickname nos gloriosos tempos da Bitnet. Eu era a LittleOne, se algum de voces frequentava o Relay nos terminais IBM de fosforo verde espalhados pelos NPD's das universidades publicas ha mais ou menos 15 anos atras.

Pode parecer grego para alguns, entao explicarei o basico. No comeco dos tempos, antes de todo esse maravilhoso mundo internetico, havia a BITNET - Because It's Time Network. A BITNET era uma rede entre universidades americanas, fundada em 1981 por Ira Fuchs da City University of New York (CUNY) e Greydon Freeman da Yale University. O primeiro link da rede foi justamente entre a CUNY e Yale. No auge, em 1991, a BITNET se estendia a quase 500 organizacoes e 3,000 nodes, todas instituicoes de ensino. Com o advento dos sistemas TCP/IP e da Internet no comeco dos anos 90, a popularidade da BITNET e seu uso diminuiram rapidamente e eventualmente ela acabou. A BITNET possuia um servico de chat, chamado de BITNET Relay Chat, e foi aih que a estoria comecou...

O BGA era um dos usuarios e teclava da UEM em Maringa. Eu teclava da UFMG, Belo Horizonte. Havia mais gente da UFSC, UFPB, CEFET-MG, UEL, UFRGS, UFBA, UFF, UERJ, UFRJ, USP, e por ai vai. Tempos bons, aqueles. Tempos loucos...

Voltando `a noite de ontem, passamos agradaveis momentos conversando sobre os velhos tempos da BITNET, sobre o que fizemos nesses 14 anos, sobre o tempo frio de Nova Iorque, sobre o vento inclemente... A ideia inicial era jantar no Chumley's, um speakeasy da epoca da Lei Seca localizado no West Village. Mas eu nao havia feito reserva contando com o frio, e quando chegamos a espera era de 1 hora. Acabamos indo ao Caliente Cab, que nao tem todo o glamour do Chumley's, mas nos acomodava imediatamente. Apos o jantar mexicano, finalizamos a noite com um delicioso capuccino e cheese cake na Rocco's Pasticeria. Sai da dieta...

Ahhhh, a BITNET...

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Copom x PAC

E o Copom reduziu os juros em apenas 0.25 pontos percentuais. O mercado esperava exatamente essa reducao. Acho que isso manda uma boa mensagem para a turminha do Lula. Henrique Meirelles nao atendeu aos pedidos para la de ridiculos do Guido Mantega. Esta certo, tem que mostrar ao mundo que o Banco Central eh independente dos pacotinhos insipidos e apocalipticos do Executivo.

Ja estou lendo um monte de baboseira a respeito disso. Eh deputado petista reclamando, eh Paulo Skaf da FIESP reclamando, eh o brasileiro ignorante reclamando. So nao li ainda a reclamacao do vice presidente, Jose de Alencar. E agora Jose, nao vai botar a boca no trombone?

Engracado mesmo eh ver a justificativa deles. A pior: como o COPOM nao caiu 0.50%, o PAC nao vai dar certo. Mas eh logico que nao vai mesmo, e nao tem nada a ver com a taxa de juros praticada. Senao vejamos: a queda da taxa de juros somente sera sentida pelo mercado em pelo menos 6 meses. Significa que metade do ano ja tera transcorrido. Nao ha milagres na economia. E as coisas nao acontecem imediatamente como querem alguns.

Seria a cronica de uma morte anunciada? Ou uma profecia auto-realizavel? Todo mundo com um minimo de inteligencia e bom senso sabe que o PAC nao vai dar certo mesmo, mas no momento atual, alem de enganar a populacao, precisam encontrar um bode expiatorio. Estou achando que esse bode se chama Henrique Meirelles...

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

And She Lived Happilly Ever After...

Ou o final da saga, da minha viagem de final de ano. Pois eh, parei no ponto em que caminhava em direcao `a aeronave, pensando que a probabilidade de atenderem ao meu pedido era baixissima, mas que mesmo assim nao custava tentar. Life's a game, so let's play!

Logo encontro a primeira aeromoca, e explico o caso. Em ingles, logico, a aeromoca era americana. Enquanto isso, o povo entrando no aviao... Ela fala que nao pode, etc etc, da todos os motivos, etc etc, e eu pensando "que coisa, nunca tenho sorte com mulheres, onde estao os homens???" E aih, de repente, eis que ele surge, atras da aeromoca, saindo da cabine de comando, e pergunta "what's the problem?" Aha, no mesmo instante eu comeco a explicar todo o drama a ele, nem presto mais a atencao `a aeromoca, que fica la, entre nos, somente ouvindo de novo a estoria... E vem a resposta: "vou tentar resolver o problema." Explico a ele que a garota disse que deveriamos ir rapidamente, porque poderiam recolher o material retido a qualquer minuto. E ele, um gentleman, sai do aviao comigo e vamos `a area onde ocorria a inspecao.

Ja cheguei sorrindo para a garota e dizendo a ela, em ingles (apesar de ela ser brasileira), "I brought the captain!" Haha. Ele abre a caixinha do perfume, estava perfeita, olha tudo, e pergunta a um sujeito que estava atras da garota (acho que o chefe dos inspetores ou coisa que o valha) o que aconteceria se ele levasse o perfume. Eu nao lembro exatamente as palavras do sujeito burocratico e com cara de mau humorado, mas ele explicou que liquidos nao eram permitidos APESAR de que a decisao final ficaria nas maos do capitao. E o meu heroi olha para mim, e diz que iria levar o perfume. E eu abro o mais maravilhoso dos sorrisos, e agradeco efusivamente, of course. Caminhando de volta ao aviao, ele me diz que nunca mais me esqueceria de colocar liquidos na mala grande. "Of course not, I won't forget that ever again."

O voo de volta foi muito bom, com excecao do brutamontes sentado atras da minha poltrona que nao parava de se apoiar no meu encosto. Mas como estava com muito, mas muito sono, coloquei o tapa-ouvidos, o bloqueador de luz nos olhos, e tive uma excelente (para as condicoes) noite de sono.

Na saida, conforme o prometido, la estava o capitao, segurando a minha caixinha de perfume. Agradeci novamente ao meu amigo, e penso que o pessoal da Delta em geral foi extremamente simpatico e que, portanto, voarei Delta com mais frequencia. Cortesias como essa nao sao comuns aqui na America, ja que aqui a lei eh cumprida no matter what. E acho que estao certos, pois "dura lex, sed lex". Mas nao creio que ele tenha quebrado a lei, ja que o sujeito mau humorado deixou a solucao do caso a criterio dele.

As aventuras terminaram de forma satisfatoria, e entre mortos e feridos, salvaram-se todos. Vai levar um bom tempo para que eu retorne `a Terra Brasilis novamente... Passarei minhas proximas ferias em locais menos complicados, mas nem por isso deixarao de ser aventuras, as quais serao fielmente relatadas aqui nesse site...

"... and make their eyes bright and eager with many a strange tale, perhaps even with the dream of Wonderland of long ago: and how she would feel with all their simple sorrows, and find a pleasure in all their simple joys, remembering her own child-life, and the happy summer days."

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Depois do Carnaval

Primeiro o homem disse que se fosse eleito comecaria a trabalhar imediatamente. Depois postergou para depois das festas de final de ano e resolveu sair de ferias. Agora eh depois de fevereiro, logico, tudo no Brasil so comeca a funcionar (se eh que funcionam) depois do carnaval.

"Questionado se o governo iria primeiro verificar o comportamento dos aliados no Congresso para só então distribuir cargos no governo, Tarso reagiu: essa é uma pergunta de má-fé".

Nao, Tarso, quem age de ma-fe eh o governo, nao os cidadaos. Vao querer inverter ate isso?

*****

Estou louca para ver o que compoe o PAC. Alias, tem um ensaio excelente do Roberto Pompeu de Toledo em uma das ultimas edicoes da Veja sobre isso. Criaram uma sigla, um nome legal, mas conteudo que eh bom, ninguem viu ainda. E eu fico a pensar: o governo nao tem dinheiro, e o que sera desse tal programa sem a iniciativa privada? Sera que a iniciativa privada vai querer continuar investindo depois que o governo cancelou a concessao de novos trechos rodoviarios? Alias, voces verificaram que ha muito menos mortes e acidentes em rodovias privatizadas? Outra coisa: com essa temporada de chuvas, o Projeto Remendao que promoveram no ano passado foi literalmente por agua abaixo.

Ligando uma coisa com outra, acho que o tal do PAC esta mais para Rubinho Barrichello. Podemos sentar na poltrona, pegar a pipoca, e ver o alemao ultrapassando... ACELERA RUBIIIIINHOOOOOOOOO!

E a Saga Continua...

Estava achando a minha volta para os EUA muito monotona... Sai de BH bem de manhazinha, ou seja, praticamente nao dormi, fiquei fazendo mala. Dai voei para o Galeao com a Gol. Dai voei para Guarulhos, tambem com a Gol. E nada de extraordinario acontece...

Dai me aborreco praticamente o dia inteiro em Guarulhos, como eh chato ficar esperando em aeroporto. Comprei palavras cruzadas, fiz um pouquinho. Li a revista de bordo da Gol inteira. Ja tinha lido a Veja em casa, nao dava para comprar outra. Fiquei olhando para a turba humana, cada tipo engracado que passa na sua frente, mas mesmo depois de um tempo a brincadeira se torna chata. Almocei. Cochilei um pouco, ja que nao havia dormido... Fiz tudo isso de novo mais umas mil vezes.

Enfim, depois de um tempo infinito, chega o momento do check-in. Otimo! Tudo certo, minha mala grande eh despachada, fico com a minha bolsa e uma mala menor. Vou para a area de embarque. E ai acontece: antes de embarcar para os EUA, eles vasculham os pertences de mao de todos. Foi engracadissimo: a menina me pergunta se estava carregando explosivos, garrafas, etc etc etc, e eu respondendo nao, nao, nao e quando ela fala LIQUIDO e abre a minha mala, bem vermelha e radiante a caixinha do Bulgari aparece. E eu respondo SIM, esqueci, coloquei o perfume nessa mala, nao despachei. Talvez se nao tivesse dito nada ela nao teria reparado na caixa, mas acho improvavel, porque estava muito a mostra. "O perfume tem que ser retido." "Nao ha nada que eu possa fazer, quem sabe se eu conversar com uma comissaria de bordo? Quem sabe elas nao podem colocar o perfume em um compartimento e no final da viagem eu pego de volta?" "Tenta, mas vai rapido, porque eles coletam o material retido rapidinho..."

Enquanto caminhava no corredor em direcao `a porta de entrada do aviao, fiquei imaginando a festa que alguem iria fazer com o meu perfume...

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Filosoficas

"Quatro coisas nao retornam: a flecha disparada, a palavra proferida, a água que passou no moinho, e a oportunidade perdida. " (Omar Idn Al-Halif)

Foi dificil descobrir o autor; alias, ainda nao tenho certeza se esse Omar eh o verdadeiro. Encontrei na internet quem desse credito a Omar Khayyam, mas apenas textos em portugues. E com certeza os versos nao fazem parte d'O Rubaiyat.


***********


Assisti a "Diamante de Sangue" hoje. Tenso o filme, muito bom. Leonardo di Caprio esta excelente, convincente, brilhante como um soldier of fortune. Reparem na cena do helicoptero, apesar de ser apenas um. Se tivessem colocado "La Chevauchée des Valkyries" de Wagner ao fundo, juraria que estava assistindo a um "Apocalypse Now" mais moderno...

Uma pessoa no filme faz a eterna questao a di Caprio: os homens sao bons ou sao maus? A resposta eh otima: sao apenas seres humanos... Gostaria de fazer uma pesquisa de opiniao com voces. De preferencia, justifiquem a resposta.

domingo, 14 de janeiro de 2007

Acionem o Moderador de Comentarios

A tecnica petralha eh das mais ingenuas possiveis. Basta clicar em "OUTRO", e dois campos aparecerao para voce preencher quando for comentar em um blog: "NOME" eh o primeiro campo, e "SUA PAGINA DA WEB" eh o segundo campo. Voce pode preencher o que quiser nesses campos. Logo, eles colocam nosso nome e nosso endereco de blog. Simples assim.

Ha duas saidas: a primeira, e a que prefiro, eh acionar o moderador de comentarios. Se vier coisa estranha, basta nao publicar. Por exemplo, um comentario meu exaltando o PT eh no minimo a coisa mais absurda e patetica do mundo, ja que tenho verdadeira ojeriza ao PT. A segunda saida eh somente permitir comentarios por pessoas cadastradas no Blogger. O problema dessa solucao eh que voce nao permite que pessoas nao cadastradas mas interessantes facam comentarios em sua pagina. Por isso a minha preferencia pela primeira.

Bom domingo a todos! Vou me despedir da terra indo comer um lombo a mineira com tutu e couve, ai Jesus, que um dia ainda me fisgam pela boca... :-)

sábado, 13 de janeiro de 2007

Internet nas Maos da ONU?

Nem pensar... A ONU eh tao incompetente, que colocar a gestao da internet mundial em suas maos seria um completo desastre. Vejam noticia:

"A ONU praticamente enterrou a proposta do Brasil de levar o controle da internet para uma entidade internacional e tirar das mãos da Icann, empresa com sede na Califórnia. O novo secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré, anunciou que sua agência - ligada à ONU - não tem qualquer intenção de passar a administrar a rede e acredita que a criação de um novo fórum geraria controvérsias. "

E de quem eh a proposta? Brasil, ne, Brasil... Aquele mesmo pais que assina embaixo do genocidio em Darfur. Realmente somos muito criativos em temos de propostas, e o mundo se lembrara alegremente de nos.

Imagina a internet nas maos da ONU, aquela entidade que, excecao feita ao Conselho de Seguranca, eh controlada em sua maioria por paises violadores de direitos humanos. Ia virar a alegria da Cicarelli, Azeredo, e de todas as outras pessoas a favor da censura na rede...

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Go Ethiopia










My Name is Bond, James Bond

Nunca fui fan dos filmes de James Bond. O mocinho eh sempre muito bonito, muito playboy. Quando esta lutando com os bandidos, praticamente nenhum fio de cabelo se move na cabelereira besuntada com gel. Ah, e as armas tecnologicas... Eh relogio especial, caneta que mata, carro do Batman, tudo ultra mega moderno... Tao especiais que somente James Bond pode ter uma dessas. Acho que eh por isso que nunca gostei dos filmes do super agente secreto britanico.

Excecao feita a CASINO ROYALE. Adorei assistir ao filme. Se pelo menos no inicio da carreira James Bond era como em Casino Royale na mente de Ian Fleming, entao assistirei a todos.

Daniel Craig fez o melhor James Bond de todos os tempos. Um Bond humano, sem apetrechos. Logico, ele havia acabado de ser promovido a "00", entao provavelmente nao contava com todos os recursos do M16. No filme ele ganha arranhoes, machucados, tem a camisa suja de sangue. Conta somente com um kit de ressuscitacao, o carro, e uma pistola com silenciador. Nada mais.

E, somente para as garotas, Daniel Craig eh de arrancar suspiros profundos na plateia. Olhos azuis penetrantes, corpo meticulosamente construido com muita musculacao, um jogador de poquer implacavel. Na minha opiniao, muito superior a Pierce Brosnan, o ultimo Bond.

Para voces rapazes se deliciarem no filme, Eva Green esta fantastica tambem como Bond girl, vale a pena conferir.

Ou seja, quem gostava do velho James, que contava com todos os recursos de ultima geracao, e dava menos pancada, nao vai gostar muito desse filme. Para quem como eu que aprecia mais forca bruta e menos tecnologia, vai adorar...

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Desaparecida

Ei, eu ainda estou aqui. Com comentarios bombasticos e tudo mais. Gilrang me definiu como pura nitroglicerina. Nem sempre, Gilrang, nem sempre. Mas ha momentos em que a paciencia das pessoas chega ao fim. E digamos que o meu pavio jah nao eh dos maiores, hehe.

Bom... O Wernner estava comentando sobre patriotismo. Eu fui muito patriota, mesmo se a epoca nao era de Copa do Mundo (onde todo brasileiro se veste de verde-e-amarelo). Voces ainda nao sabem, mas aos 16 anos morei nos mesmos Estados Unidos como exchange student. Morei com uma familia americana na California. Nao, nao era como naquela musica do Lulu Santos nao ("Garota eu vou pra California..."). Eu morei no norte da California, quase fronteira com o estado do Oregon. A cidade chamava-se Eureka. Bem pequena, com 25 mil habitantes apenas.

Quando voltei ao pais, 6 meses depois, era mais patriota do que quando fui. O Brasil eh otimo! Eh bem melhor! Lembram do Collor? Eu e meus amigos fizemos campanha na escola... Quanta perda de tempo.

Como qualquer pessoa normal, acabei o colegial, fiz vestibular e passei. Estudei. Formei. Comecei a trabalhar. Voces que me leem provavelmente trilharam o mesmo caminho... Depois de praticamente 7 anos e meio no mercado de trabalho, depois de uma especializacao e um mestrado, resolvo fazer o MBA. O MBA nada mais eh do que o meu passaporte para um futuro decente. O qual nao consegui atingir no meu pais de origem. Porque se tivesse conseguido, certamente nao estaria emigrando...

Nao somente em termos de remuneracao (e valorizacao do funcionario pela empresa, digamos assim), tambem enxergo o MBA como um passaporte para uma vida de maior qualidade. Porque eu posso caminhar em NY a meia noite sem sentir medo. Porque eu nao serei sequestrada. Porque eu nao serei assaltada. Porque eu nao serei executada. Porque eu nao serei estuprada. Porque se algum dia alguem fizer isso comigo, eu tenho certeza de que o bandido vai ficar o resto da vida na cadeia, se nao pegar pena de morte. Porque a sociedade cobra caro dos politicos corruptos. Porque a sociedade se manifesta. Porque a sociedade eh educada. Porque a sociedade quer melhorar e faz por onde. Porque ha liberdade e justica para todos...

Nao eh o Eldorado nao, nao sou ingenua. Mas eh o mais proximo do que eu estava procurando. Eu resisti ate o ultimo minuto. Eu fiz um mestrado aqui no Brasil e nao precisava de MBA (outro mestrado?!?). Meu namorado foi na frente fazer MBA. Eu fiquei trabalhando em Sampa. Ainda achava que podia convence-lo a voltar. Fui visita-lo. Nao deu para resistir mais. O canto da sereia eh bonito demais...

Wernner, eu nunca serei americana. Porque nao nasci la. Sempre serei uma estrangeira. Sempre serei brasileira. Esta carimbado no meu passaporte. Local de nascimento: Belo Horizonte, Brasil. Nao ha como fugir desse fato. De qualquer forma, continuo reclamando do pais, dos politicos, da lentidao do povo. Continuo botando lenha na fogueira. Porque acho que eh disso que a gente precisa. Somos apaticos. Achamos que o mundo sempre foi assim. "Roubaram no governo? Mas todo mundo rouba!" "Botaram fogo no onibus? Mas todo mundo poe!" "Executaram o ganhador da loteria? Mas todo mundo morre um dia!" Sem falar na completa inversao de valores que estamos vivendo atualmente...

Na realidade os verdadeiros antipatriotas sao aqueles que 1) cometem essas barbaridades e 2) nao reclamam nem se manifestam. Conheco um monte de gente do segundo tipo...