quarta-feira, 26 de julho de 2006

Richthofen e Champinha - 2 pesos, 2 medidas

Era uma vez, uma garota branca e bonita, de sobrenome alemao, que morava em um bairro classe media alta de Sao Paulo. De repente (ou nao), a garota chamada Suzane decide matar os pais. Nao sabemos exatamente o porque, e nunca saberemos. Sera que foi pura ganancia, sera que ela foi ingenua, sera que foi manipulada por Pink & Cerebro que nessa estoria se chamam irmaos Cravinhos? Ao inves da nossa garota Suzane xingar uns palavroes e se trancar no quarto ao som do heavy metal mais pesado, demonstrando assim sua rebeldia, nao... Ela toma uma decisao mais extrema. O problema foi que a nossa heroina (ou bandida) nao fez a licao de casa que devia: era maior de idade, nao estudou o crime da Rua Cuba para fazer igual, se envolveu com 2 individuos suspeitos por natureza, ou seja, foi extremamente amadora. Agora vai pegar 39 anos de prisao. Claro que nao vai ficar todo esse tempo na cadeia, mas vai perder uns bons anos.

Em outro canto da cidade... morava um garoto feio e pobre, nao sabemos nem seu nome nem seu sobrenome. So sabemos seu apelido estranho, Champinha. Nao tendo mais nada interessante na vida a que se dedicar, nosso estimado Champinha decide ser bandido por profissao, e inicia cedo sua carreira. Logico, quanto mais cedo melhor, mais progresso voce faz, e ainda conta com certos beneficios generosamente cedidos pela sociedade. O nosso amigo (ou inimigo) Champinha, juntamente com seus colegas, resolve sequestrar um casal de jovens que estava curtindo a vida por perto, infelizmente para eles. Nao contente em sequestrar, o grupo de amigos decide tambem torturar, estuprar e matar. Os amigos de Champinha vao ser estudantes do PCC nas prisoes paulistas. Ja Champinha nosso amigo, ao contrario da heroina Suzane, eh um profissional do crime: nao vai pegar nada, estara ai, solto nas ruas, em breve, em nossa estimada companhia.

A estoria nao tem moral. O Brasil nao tem moral. A nossa sociedade tambem nao tem moral. Leis devem ser obedecidas, e cidadaos que nao o fazem devem ser punidos. Mas leis estupidas tem que ser alteradas por cidadaos inteligentes. Afinal de contas, Suzane representa um perigo para a sociedade em geral? Nao. Ela vai voltar a cometer crimes hediondos? Muito provavelmente nao. O nosso amigo da Rua Cuba, depois de matar os pais, nunca mais fez nada, se estatistica conta para alguma coisa. E Champinha? Ah, Champinha eh outra estoria...

terça-feira, 25 de julho de 2006

As mulheres e a carreira

Ja vi e li (quase) de tudo a respeito de nos mulheres e a nossa carreira profissional. O que foi que aconteceu que nao progredimos mais? Estamos estagnadas, segundo estatisticas. Nao conquistamos os cargos superiores nas empresas, no maximo chegamos aos cargos de nivel medio. So tem 2 explicacoes: ou somos burras mesmo (nao aceito essa hipotese de jeito nenhum), ou nao estamos nem ai.

E aqui nos Estados Unidos nao eh muito diferente de Sao Paulo nao (nao digo o Brasil como um todo porque temos redutos definitivamente machistas onde ate hoje mulher nao vale um vintem furado). Uma analista numa materia do jornal recomenda que as mulheres passem a exigir que os maridos dividam as tarefas domesticas, para ai sim se dedicarem mais a carreira. Mas a explicacao nao para por ai: muita gente larga a carreira de lado para cuidar dos filhos, e depois de uns 3 a 4 anos volta para o mercado de trabalho. Ai nao da, ne. Nao tem jeito de progredir mesmo fazendo toda essa parada. Perdeu (perdemos) o bonde. E tambem nao da aquela de "vou trabalhar meio periodo, ou trabalho 4 dias por semana para me dedicar a criacao dos filhos". De novo, o trem passou e pfffff, tchau.

Entao, eu chego a conclusao de que nao queremos mesmo alcancar os altos postos. Digo, a maioria nao quer. Porque para chegar la em cima da piramide, precisa de muita dedicacao, e como diz o meu amigo Domingos, a vida eh cheia de trade-offs. Nao da pra ter 5 filhos e ainda querer ser presidente de banco. Logo, por favor, parem de semanalmente publicar essas materias e estatisticas sobre as mulheres e suas carreiras. Nao eh questao de sexo, eh questao de escolha pessoal.

Fui!

segunda-feira, 24 de julho de 2006

O circo

Essa eleicao parece um circo, em que na verdade os cidadaos comuns sao os palhacos da situacao. So assim mesmo para definir o que esta acontecendo.

Eu gosto de ler as reportagens em que figura a Heloisa Helena. Ela eh doida mas eh engracada, engracadissima. Diz um monte de verdade na cara do Lula e nao esta nem ai. O melhor de tudo eh que o Lula nao consegue ataca-la. Eu nunca votaria na maluca, nem de brincadeira, mas que gosto de ver ela gastando municao no Lula, ah isso adoro. Fuzila, fuzila o Lula, Loloh!

O Lula alias, de que planeta ele veio mesmo? Do Planeta dos Macacos, haha, so consigo pensar nisso. Macaco porque o cerebro dele eh do tamanho de uma azeitona. Se bem que... ele eh mais esperto do que eu. Mais esperto porque esta la, falando um monte de abobrinha, se escondendo atras da saia dos 40 ladroes, e tem neguinho que ainda acha que o homem eh honesto, Deus do ceu. Tem neguinho que acredita nas palavras dele, que tudo eh complo da oposicao, que as elites imperiais (eh, agora nos somos parte do Imperio), as elites senhoras de engenho (temos escravos tambem?) tem preconceito contra um cidadao semi-analfabeto que nem ele, que esta tomando os *nossos* lugares publicos. Olha so, que absurdo. O cara rouba e ainda culpa os outros de perseguicao.

Bom, deixa eu ir dormir que eu trabalho, dou um duro danado ao contrario dele, que nunca trabalhou na vida inteira, so foi arruaceiro, e como presidente so foi turista, porque acordo as 5:30 da manha. Nao eh moleza nao...

quarta-feira, 12 de julho de 2006

O calorao dos diabos

Ontem 10 horas da noite, cidade de Nova Iorque... Os termometros marcam 29 graus Celsius la fora. Nenhum ventinho, nenhuma brisa. Calor baforento. E a gente suando. Cara, fala serio, nunca tomei banho gelado na vida, mesmo quando ia a praia no Brasil tomava banhos relativamente mornos. Aqui estou tomando banho gelado. E achando bom ainda!

*****************************

Voces sabiam que a lua no hemisferio norte "cresce" do lado contrario? Ao inves de comecar feito um "C", a lua crescente aqui no hemisferio norte comeca como a miguante, um "C" invertido... Ahhhhhhhhh legal ne...........

******************************

Zidane, seu mane, ninguem mandou voce ter cabecinha de fosforo. Se eu fosse francesa estaria furibunda contigo. Ah, quale, perder a cabeca assim. Afinal de contas, voce eh profissional ou nao eh? So porque xingam a tua mae vai perder a esportiva? Toma o exemplo dos brasileiros, que sao profissionalissimos, so jogam mesmo por dinheiro. E haja dinheiro para fazer esses caras jogarem...

*******************************

Comprei meus inline skates (rollerblades) esse findi. As joelheiras e cotoveleiras e capacete estao chegando pelo correio. Ainda nao estreei os patins porque nao queria andar sem protecao. Vai que eu caio e me arrebento toda. Nao vejo a hora de estrear meus brinquedinhos!!! Proximo brinquedo a ser adquirido: um playstation. Adoro videogame! Outro brinquedo a ser adquirido quando estiver empregada e ganhar meu signing bonus: a Harley Davidson! "The difference between men and boys is the size of their toys".

domingo, 9 de julho de 2006

A Venezuela e os Liberais

Pois eh, dia desses lendo o Wall Street Journal no metro (e podem me chamar de republicana agora, me decidi por eles depois que eu ouvi umas mega besteiras dos democratas pseudo liberais que leem o New York Times)... Nao, antes dessa vou contar uma mais engracada...

Continuando com a nossa festinha do 4 de julho, um dos convivas e sua mulher se aproximam da gente por sabermos que somos latino americanos. E fazem a classica pergunta "voces gostam do Lula?" e eu logico dou a classica resposta, educadissima por sinal, sem um palavrao qualquer, que "nao, nao gostamos dele, nao gostamos do partido dele, eles sao iguaizinhos a todo o resto se nao sao piores, roubam igual, e pior de tudo, aparelham o governo com um monte de incompetentes". Falei por uns 5 minutos, isso ai eh o resumo do que eu penso do nosso dileto presidente. Enfim, o cara disse a frase tragica: "eu sou um fan do Chavez". Eu fiquei (quase) sem palavras. Perguntei o porque. Ele me disse que o Chavez esta investindo em infraestrutura, esta tirando a Venezuela da miseria, tem coragem de dizer que nao gosta do Bush, e mais um monte de besteiras do genero.

O negocio eh o seguinte: o cara nunca foi a America Latina e acha os ditadorezinhos de esquerda latino americanos interessantes. Pode? Esse eh o liberal americano. Porque o fulano nao gosta do Bush, eu gosto dele. Porque o fulano eh "pelos pobres", bem entre aspas mesmo, eu gosto dele. Essa de pobre ai, nunca vi nada melhor do que a frase do Lula, que gosta de governar mesmo eh pra pobre, porque pobre eh otario e nao reclama da vida, aceita tudo de cabeca baixa. Foi isso que ele falou na verdade. E os pobres, eh logico, nao fizeram nada.

Eu nao quis discutir a Venezuela com ele, porque ao contrario dele, eu sei que nao tenho 100% de certeza sobre o que acontece no pais, so tenho acesso as noticias pela midia. E eu tambem nunca fui a Venezuela. Mas fiquei com vontade de perguntar: se ele eh tao bom assim, por que nao deixa o pessoal votar na Venezuela, por que tem que controlar tudo? Sou totalmente contra governos autoritarios, sejam de esquerda ou de direita. Eu nao perguntei porque sabia qual seria a resposta: as elites controlariam tudo de novo.

Ainda bem que a dona da casa interrompeu a conversa chamando para o jantar.

quinta-feira, 6 de julho de 2006

4th of July

Meu primeiro 4 de julho aqui nos Estados Unidos, e foi muito legal. Claro, eh um dos principais feriados aqui, quase tao importante quanto esse so mesmo o Dia de Acao de Gracas ou Thanksgiving.

Fomos a uma "roof party", na casa de uns amigos. Estava cheio de gente, tinha comida e bebida pra caramba. Eles moram no Brooklyn, de frente para Manhattan. Local privilegiado para ver os fogos de artificio, que comecaram a pipocar mais ou menos as 9:00, 9:30 da noite. Os fogos foram disparados de dentro de barcos que estavam na parte sul do rio que fica entre Manhattan e o Brooklyn.

Minha primeira ida oficial ao Brooklyn, alias. A impressao que tive eh que o Brooklyn eh meio louco, povoado por uma galera mais nova (pelos 20 anos) e maluca (tatuados, rebeldes, etc etc). Aha, que bom que eh voltar a Manhattan. Pelo menos a Manhattan que eu conheco, cheia de caretas, hahahahahaha. Eu sou careta ja. Sou tao careta e antiquada que ainda uso essa palavra, "careta". Hahahahahaha.

Bom, mas pode ter sido so a primeira impressao do bairro. Nossos amigos disseram que logo depois do bairro deles eh o bairro da galera de 30 pra cima, entao ate posso considerar morar no Brooklyn ano que vem. Sei la. Posso considerar ir morar na China tambem, por que nao? Preciso trabalhar mais, esta tudo ficando monotono, eita. Estou comecando a desconfiar que eh por isso que as pessoas procriam, para terem mais com o que se (pre)ocupar. Qualquer trabalho acaba ficando monotono, mas filho, filho, voce pode dizer que eh um saco, mas nunca eh monotono, ne. Hahahaha.

Ahaaaaaaaaaa, prefiro ir pra Africa que procriar.